Gaúcha do Norte,14 de Novembro de 2019 - Quinta Feira

Carga de madeira de R$ 3 milhões é apreendida durante operação em MT

Apreensão de 1,5 mil toras foi feita em operação do Ibama e da Sema.

30/03/2015 - 16:54:46


O Ibama e a Sema (Secretaria de Estado de Meio Ambiente) apreenderam aproximadamente 1,5 mil toras de madeira, que totalizam 2,5 mil metros cúbicos, em uma área numa reserva legal de uma fazenda no distrito de União de Norte, de Peixoto de Azevedo, a 692 km de Cuiabá. A estimativa é que a carga tenha valor de mercado de R$ 3 milhões. A apreensão foi feita no domingo (29) e nesta segunda-feira (30), durante a operação Apoena, em uma área de 10 mil hectares.

Segundo informações do Ibama e da Sema, foi detectado via satélite que na fazenda estava sendo feita a retirada de árvores de alto valor agregado. A área já havia sido embargada três vezes nos últimos dois anos.

No local foram encontrados 15 caminhões, que foram abandonados numa estrada no meio da floresta quando os motoristas viram as aeronaves do Ibama. Quatro desses veículos foram apreendidos. Desses, dois foram incendiados porque não houve como retirá-los da mata.

Os outros dois caminhões serão usados para transportar o material apreendido. Para recolher o material apreendido, serão necessários cerca de 80 caminhões, conforme o Ibama e a Sema. Foram apreendidas ainda duas motocicletas.

Essa foi a primeira operação em conjunto do ano entre a Sema e o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente).


Fonte: G1


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!