Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Campanha sensibiliza sobre importância do cadastro de medula óssea

Mato Grosso possui aproximadamente 4 mil pessoas no registro

SAÚDE | 13/10/2015 - 06:39:18

A Secretaria de Estado de Saúde, por meio do MT Hemocentro e parceria com o Instituto Maria Stella, realiza de 13 a 23 de outubro a Campanha de Cadastro de Medula Óssea. Durante as duas semanas a meta da campanha é sensibilizar em torno de cinco mil pessoas para que façam parte do Registro Nacional de Doares de Medula Óssea (Redome). Mato Grosso possui aproximadamente 4 mil pessoas no registro e na etapa realizada em Rondonópolis, mais de sete mil se cadastraram.

A campanha se faz necessária porque a maior dificuldade encontrada para a realização do transplante é a compatibilidade. A chance de encontrar uma medula compatível pode chegar de 1 paciente para 100 mil doadores cadastrados.

Margareth Buzetti, presidente do Instituto Maria Stella, comenta que a iniciativa tem como objetivo sensibilizar as pessoas sobre a importância de fazer parte do cadastro. Segundo ela, quanto mais doadores houver, mais chances os pacientes em tratamento têm de conseguirem a cura. "Quem não tem um amigo em tratamento de leucemia, linfomas, anemias graves e outras doenças relacionadas ao sistema sanguíneo e imunológico? Essas pessoas precisam de ajuda", alerta Margareth.

A gerente de doação do MT Hemocentro, Patrícia Aquino, explica que a unidade tem à disposição todas as condições técnicas e de segurança para quem deseja fazer o cadastro. Ela acrescenta que quando não há um doador que seja irmão ou parente próximo, a solução para o transplante de medula é procurar um doador compatível. "O Redome reuni as informações nome, endereço, resultados de exames, características genéticas de pessoas que se dispõem a doar medula para o transplante. Desta forma, com as informações do receptor, compatível, articula-se a doação", explica ela.

Condições para doação

Patrícia acrescenta que para participar da campanha é preciso ter entre 18 e 55 anos de idade e ter boa saúde. Para o cadastro, o candidato a doador deverá procurar o MT Hemocentro, em seguida, irá preencher a ficha de inscrição e o termo de consentimento, documento que autoriza a realização do exame de HLA (estudo do teste de compatibilidade da medula óssea), e por fim a coleta de uma amostra de sangue (10 ml). Os dados do doador são inseridos no cadastro do Redome e, sempre que surgir um novo paciente, a compatibilidade será verificada. Uma vez confirmada, o doador será consultado para decidir quanto à doação.

O MT Hemocentro está localizado na rua 13 de junho, 1055, bairro Centro, Cuiabá, e atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30.


Fonte: SES


Mato Grosso - 28/03/2024

Motorista pode solicitar renovação de CNH pelo MT Cidadão e site do Detran

A renovação deve ser feita até 30 dias após vencimento do documento

Mato Grosso - 27/03/2024

Governo de MT lança novo sistema CAR Digital para agilizar análise dos cadastros de imóveis rurais

Sistema utiliza tecnologia de imagens de satélites para apontar e gerar ao produtor o Cadastro Ambiental Rural

Mato Grosso - 25/03/2024

Reeducandos confeccionam 50 mil uniformes para escolas militares e do sistema prisional

Iniciativa ocorre através de um termo de cooperação entre Sesp, Funac e Seduc

Mato Grosso - 22/03/2024

PIB de Mato Grosso cresceu três vezes mais que o do país em 2023

Os dados são do relatório Resenha Regional do Banco do Brasil, divulgado neste mês de março

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-03-29 11:24:44' and cat='26' and cod_mega!='1776' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!