Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Câmeras de alta tecnologia são instaladas na penitenciária de Água Boa

Investimento visa prevenir e identificar práticas ilegais na unidade prisional

MATO GROSSO | 12/08/2015 - 08:25:06

A penitenciária Major PM Zuzi Alves da Silva, em Água Boa, recebeu melhorias na segurança interna. Em julho, foi implantado na unidade o serviço de monitoramento eletrônico, por meio de câmeras de alta tecnologia que registram imagens com qualidade digital.

Os equipamentos filmam e armazenam imagens da fachada, corpo da guarda, galeria principal e das áreas de visita, além de monitorar a atuação de visitantes que, porventura, tentem entrar com objetos não autorizados pela direção. O investimento visa prevenir e identificar práticas ilegais na unidade prisional, bem como inibir tentativas de fugas, motins e rebeliões. A medida também proporciona mais segurança aos agentes penitenciários e servidores da administração.

De acordo com dados do Sistema Penitenciário (Sispen) da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), a unidade mista de Água Boa mantém 468 homens e mulheres privados de liberdade. A ação foi resultado de uma parceria entre diretores das unidades, Nilson dos Santos Penteado e Rafael José Rodrigues, e a Associação dos Servidores do Sistema Penitenciário.

Em julho, o Governo do Estado também inaugurou na Cadeia Pública de Vila Bela da Santíssima Trindade uma Sala de Monitoramento, com dez câmeras instaladas em pontos estratégicos. Nela, os agentes penitenciários monitoram todas as celas, espaços administrativos e áreas interna e externa da cadeia.

A utilização de monitoramento tem auxiliado os órgãos de segurança pública, a exemplo da vigilância de recuperandos a partir do uso de tornozeleiras eletrônicas. Para isso, o Governo do Estado mantém o Centro de Monitoramento das Tornozeleiras Eletrônicas, que executa suas ações em conjunto com o Centro Integrado de Operações Policiais (Ciosp) e conta com o apoio tecnológico do Centro Integrado de Controle e Comando (CICC).


Fonte: ALINE COELHO Assessoria/ Sejudh-MT


Mato Grosso - 19/04/2024

Governo nomeia 201 servidores para reforçar a Segurança Pública de MT

Foram nomeados agentes penitenciários, peritos, papiloscopistas e agentes socioeducativos

GOVERNO - 18/04/2024

Governador reforça defesa da perda de terra para quem desmatar ilegalmente

De acordo com o governador, a legislação brasileira é frouxa e não tem sido capaz de coibir a prática dos crimes ambientais.

Mato Grosso - 16/04/2024

Venda da carne mato-grossense no exterior aumenta 25% mas preço cai 5%

China mantém-se como principal compradora; preços de boi gordo são sustentados

Mato Grosso - 11/04/2024

MT ultrapassa meta do PNAE na aquisição de produtos da agricultura familiar para alimentação escolar

Atualmente, 34,8% dos recursos de fundo nacional é usado para comprar alimentos da produção familiar

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-04-20 08:40:06' and cat='26' and cod_mega!='1527' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!