Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bebê nasce com intestino fora do corpo e sem vaga em MT vai para GO

Antonny Gonçalves de Almeida nasceu em um hospital público em Querência

SAÚDE | 31/05/2016 - 06:00:10

Um bebê que nasceu com o intestino para fora do corpo, na última sexta-feira (27), em Querência, a 912 km de Cuiabá, foi transferido na madrugada desta segunda-feira (30) para um hospital público em Goiânia (GO). Com a saúde frágil, a criança precisava ser internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e passar por cirurgia. Porém, a família alega que não conseguiu vaga pela saúde pública em Mato Grosso.

Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) afirmou que tomou as medidas necessárias, mas que os pais optaram por não aguardar a regulação do paciente, buscando atendimento em uma unidade de saúde de outro estado.

A criança, chamada Antonny Gonçalves de Almeida, nasceu em um hospital público em Querência. A prima do bebê, Erika Ferreira dos Santos, diz que o menino ainda não consegue receber leite materno e está recebendo apenas soro. Ela explica que a mãe do bebê, quando fez ultrassom durante a gravidez, não teria descoberto que o filho apresentava essa malformação. Na época, os médicos que a atenderam teriam dito que se tratava de um cisto.

Já a mãe do bebê, Aline Gonçalves, está em Querência e não pode acompanhar o filho por conta da cesária. “Ele respira normalmente sem aparelhos, mas precisa dessa UTI e da cirurgia. Em Goiás conseguimos apenas a vaga na UTI, ainda vamos procurar a cirurgia. A questão é: será que ele vai aguentar todo esse tempo? Ele precisava de atendimento o quanto antes”, lamentou a prima.“Ele nasceu na sexta-feira e a família pediu ajuda pela defensoria. Com isso, ele foi transferido para o Hospital de Água Boa. Mas lá também não tinha UTI, até que conseguiram transferência para Goiânia”, explicou a prima. O pai do menino, Eliab Honorato de Almeida, acompanha a transferência de Antonny, que foi removido para Goiás através de uma ambulância.

Outro lado

G1 não conseguiu contato com os hospitais em que a criança passou em Mato Grosso. Por meio de nota enviada pela assessoria de imprensa, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) alegou que "foram tomadas as medidas necessárias e o acompanhamento da criança foi realizado junto ao Hospital Municipal de Querência". No entanto, de acordo com a pasta, os pais avaliaram ser necessário buscar a rede privada de saúde em outro estado.

 


Fonte: G1 MT


Mato Grosso - 28/03/2024

Motorista pode solicitar renovação de CNH pelo MT Cidadão e site do Detran

A renovação deve ser feita até 30 dias após vencimento do documento

Mato Grosso - 27/03/2024

Governo de MT lança novo sistema CAR Digital para agilizar análise dos cadastros de imóveis rurais

Sistema utiliza tecnologia de imagens de satélites para apontar e gerar ao produtor o Cadastro Ambiental Rural

Mato Grosso - 25/03/2024

Reeducandos confeccionam 50 mil uniformes para escolas militares e do sistema prisional

Iniciativa ocorre através de um termo de cooperação entre Sesp, Funac e Seduc

Mato Grosso - 22/03/2024

PIB de Mato Grosso cresceu três vezes mais que o do país em 2023

Os dados são do relatório Resenha Regional do Banco do Brasil, divulgado neste mês de março

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-03-28 17:46:39' and cat='26' and cod_mega!='2623' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!