Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Após queda de raio, incêndio queima 50 hectares de fazenda em MT

Área rural fica a 2 mil metros do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães

MATO GROSSO | 19/08/2016 - 06:00:24

Área queimada fica a 2 mil metros de Parque Nacional (Foto: Fernando Luiz de Almeida/Arquivo Pessoal)

Um incêndio destruiu cerca de 50 hectares de uma fazenda que fica próxima ao Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá. Segundo o proprietário da área, Fernando Luiz de Almeida, o fogo atingiu a vegetação após a queda de um raio. O incêndio teve início no fim da tarde de quarta-feira (17) e foi controlado por equipes de brigadistas nesta quinta-feira (18). Ao todo, a propriedade rural tem 67 hectares.

Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), 20 brigadistas e quatro bombeiros fizeram parte da ação.

"Foi uma perda muito grande. A área é rica em biodiversidade e grande parte da propriedade foi queimada. O fogo foi consumindo tudo noite a dentro", disse Fernando Luiz. Parte da fazenda, ainda segundo ele, é usada para pesquisas universitárias, pela abundância de fauna e flora.

O fogo, ainda segundo o dono da área, começou após a queda de um raio. "Ouvimos só o barulho. Foi um temporal muito grande aqui na região. A pena é que não choveu e o fogo se alastrou", relatou.

A área queimada fica a dois mil metros do Parque Nacional, que teve aproximadamente 1.830 hectares atingidos pelo fogo em incêndios, registrados desde o dia 23 de julho, segundo o ICMBio.

Focos de calor
Nos primeiros 32 dias de período proibitivo de queimadas em áreas rurais de Mato Grosso, já foram registrados 6.125 focos de calor, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). De acordo com o levantamento, o número de focos é 101% maior que os casos registrados no mesmo período do ano passado, quando o estado teve 3.430 focos de calor. O período proibitivo teve início em julho e segue até 15 de setembro.

O município de Gaúcha do Norte, a 595 km de Cuiabá, aparece em primeiro lugar na lista com o maior número de focos de calor. No total, foram registrados 452 focos, o que representa 7,3% do total de registros no estado. Em seguida, aparecem as cidades de Nova Nazaré (370 focos), Colniza (285), Campinápolis (284), Ribeirão Cascalheira (284) e São Felix do Araguaia (244).


Fonte: G1 MT


Mato Grosso - 28/03/2024

Motorista pode solicitar renovação de CNH pelo MT Cidadão e site do Detran

A renovação deve ser feita até 30 dias após vencimento do documento

Mato Grosso - 27/03/2024

Governo de MT lança novo sistema CAR Digital para agilizar análise dos cadastros de imóveis rurais

Sistema utiliza tecnologia de imagens de satélites para apontar e gerar ao produtor o Cadastro Ambiental Rural

Mato Grosso - 25/03/2024

Reeducandos confeccionam 50 mil uniformes para escolas militares e do sistema prisional

Iniciativa ocorre através de um termo de cooperação entre Sesp, Funac e Seduc

Mato Grosso - 22/03/2024

PIB de Mato Grosso cresceu três vezes mais que o do país em 2023

Os dados são do relatório Resenha Regional do Banco do Brasil, divulgado neste mês de março

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-03-28 11:45:42' and cat='26' and cod_mega!='2946' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!