Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Após mortes em presídios de dois estados, MT pede reforço federal

Governo pediu à União envio de equipamentos de choque para o estado

MATO GROSSO | 09/01/2017 - 06:05:01

Depois das dezenas de mortes ocorridas em rebeliões no sistema prisional do Amazonas e de Roraima na última semana, o governo de Mato Grosso pediu à União o envio de equipamentos de choque para as forças de segurança do estado. O pedido não foi feito especificamente para uso do aparato nos presídios, mas que isso poderá ocorrer caso haja necessidade, disse a Secretaria de Segurança Pública estadual (Sesp).

No sábado (7), durante reunião com as pastas da Segurança Pública e de Justiça e Direitos Humanos, e com a Casa Militar, o governador Pedro Taques (PSDB) ligou para o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, e pediu mais equipamentos de contenção para reforçar os equipamentos já existentes no estado. O envio foi autorizado por Moraes.

A Sesp informou que a intenção é equipar as forças de segurança com itens como capacete, colete e escudos. Os equipamentos deverão ser encaminhados para tropas especializadas, como as da Força Tática, Bope (Batalhão de Operações Especiais) e Rotam (Rondas Ostensivas Tático Móvel), da Polícia Militar.

Conforme informou neste domingo (7) o Gabinete de Comunicação do estado (Gcom), Taques determinou, na semana passada, a execução de um plano de contingência para a segurança pública. A determinação partiu depois das mortes de detentos provocadas por conflitos entre facções criminosas em presídios do Amazonas e de Roraima.

O Gcom afirmou, por meio de nota, que o sistema de segurança pública do estado está em alerta máximo e executando plano de ação para minimizar os riscos de conflitos entre integrantes de facções criminosas dentro e fora das unidades prisionais.

Mato Grosso tem 56 unidades no sistema prisional, com 11.372 presos, sendo que 42% deles são provisórios. Na próxima semana deve ser feita reunião com instituições como o Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil e Sindicato dos Agentes Penitenciários para analisar a situação dos detentos que estão presos sem terem sido julgados. A intenção é liberar vagas na penitenciária e presídios do estado.


Fonte: G1 MT


Mato Grosso - 28/03/2024

Motorista pode solicitar renovação de CNH pelo MT Cidadão e site do Detran

A renovação deve ser feita até 30 dias após vencimento do documento

Mato Grosso - 27/03/2024

Governo de MT lança novo sistema CAR Digital para agilizar análise dos cadastros de imóveis rurais

Sistema utiliza tecnologia de imagens de satélites para apontar e gerar ao produtor o Cadastro Ambiental Rural

Mato Grosso - 25/03/2024

Reeducandos confeccionam 50 mil uniformes para escolas militares e do sistema prisional

Iniciativa ocorre através de um termo de cooperação entre Sesp, Funac e Seduc

Mato Grosso - 22/03/2024

PIB de Mato Grosso cresceu três vezes mais que o do país em 2023

Os dados são do relatório Resenha Regional do Banco do Brasil, divulgado neste mês de março

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-03-28 14:48:40' and cat='26' and cod_mega!='3272' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!