Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Valorização à Vida é trabalhada durante o Setembro Amarelo em Gaúcha do Norte

Conscientização sobre a importância da vida foi levada a todos os cantos do município

SETEMBRO AMARELO | 26/09/2019 - 20:29:58

A Valorização à Vida foi amplamente abordada nas ações desencadeadas em prol do Setembro Amarelo no município de Gaúcha do Norte. O mês de combate ao suicídio recebeu atividades promovidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com as secretarias de Saúde e Educação.

Todos pela vida; Viver é sempre a melhor opção; Seja solidário, nós nunca sabemos o que cada pessoa enfrenta; Falar é a melhor solução, foram algumas frases trabalhadas durante  a Campanha que buscou conscientizar os mais diversos públicos sobre a importância da vida e da saúde mental.

Ações foram desenvolvidas nas escolas rurais e urbanas, psf’s, na academia da saúde, na rodinha e para toda sociedade com encontro realizado na última terça-feira (24.09). Palestras, dinâmicas e exibição de vídeos fizeram parte dos encontros.

Como procurar ajuda ou ajudar alguém: “Em primeiro lugar olhem para vocês, cuidem-se, para depois poderem ajudar outra pessoa. E como vocês podem ajudar outra pessoa?! Escutando atentamento, sem julgar e criticar e em seguida buscar os profissionais do município que podem auxiliar”, disse a psicóloga que atua como orientadora social, Karine Marafon Rodrigues.

Questionada sobre a execução das ações, a assistente social Joceli Friedrich comentou, “acredito que conseguimos atingir todas as áreas, conseguimos ir a todos os cantos do município falando sobre o Setembro Amarelo - Valorização à Vida, acredito que foi de uma forma muito positiva e agradecemos também toda parceria que tivemos das outras secretarias que abraçaram a causa e apoiaram esse projeto”, apontou.

Um pouco mais sobre a Campanha

A Campanha Setembro Amarelo acontece, desde o ano de 2015, no Brasil, por iniciativa do Centro Valorização da Vida (CVV), Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e Conselho Federal de Medicina (CFM) e, tem como objetivo conscientizar as pessoas do quão importante é a vida, visando prevenir e diminuir a incidência dos casos de suicídio e tentativas de suicídio, que é a segunda principal causa de morte no país. E, segundo, Organização Mundial de Saúde (OMS), 9 em cada 10 casos de suicídio podem ser evitados.

Escolheu-se o mês de setembro, em virtude, do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, 10 de setembro, instituído, em 2003. E, a cor amarela foi escolhida em decorrência de uma campanha, iniciada por uma família americana, de prevenção ao suicídio “fita amarela”, em 1994, após a perda de um jovem (17 anos) integrante da família, que tirou a própria vida, dirigindo seu carro amarelo (Wikipedia).

Assim, neste mês de setembro, serão realizadas, em nosso município, ações em prol à Valorização à Vida, referente à

Campanha Setembro Amarelo. Estas ações estão sendo promovidas pelas Secretarias Municipais de: Assistência Social, Saúde e Educação.

Dificuldades e problemas fazem parte de nossas vidas e, há situações que são mais difíceis de serem resolvidas, mas, nem por isso, impossíveis... Afinal, tudo passa... Se os momentos alegres e bons passam, os tristes e ruins, também... E, às vezes não é possível resolver sozinho... Você não está só... Contem conosco!! Falar é a melhor solução!!

 

Faça parte você, também, desta luta pela vida!!

 


Fonte: Redação


PRIMACREDI - 28/03/2024

Primacredi promove ação de Páscoa para crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

O período da Páscoa é momento de reflexão e até mesmo a criança tem que começar a ter esse entendimento que tudo parte de um sacrifício

COOPERATIVISMO - 28/03/2024

Sicoob promove ação de Páscoa para crianças de projeto social

Ação contou com a presença do Coelhinho da Páscoa e distribuição de caixa de chocolate a cada criança

PECUÁRIA - 28/03/2024

Sindicato Rural convida pecuaristas de Gaúcha do Norte para reunião da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG)

Programa vai oferecer assistência técnica em bovinocultura de corte para propriedades de Gaúcha do Norte

CIDADE - 27/03/2024

APAE de Gaúcha do Norte recebe ação de Páscoa do Sicoob

Tenho certeza de que cada um deles vai chegar em casa contando que o coelhinho estava aqui...

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-03-29 10:47:16' and cat='30' and cod_mega!='4904' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!