Gaúcha do Norte,13 de Dezembro de 2019 - Sexta Feira

Treinamento em Gaúcha do Norte-MT auxilia produtor na gestão do maquinário agrícola

Objetivo é a otimização do uso das máquinas no campo e a consequente redução de custos

21/11/2019 - 19:21:00


Encerra nesta sexta-feira (22/11) o treinamento do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/AR-MT) de Gestão de Sistemas Mecanizados realizado no município de Gaúcha do Norte. Com duração de dois dias, o treinamento objetiva a otimização do uso das máquinas no campo e a consequente redução de custos.

Planejar as operações com máquinas e implementos agrícolas dentro da propriedade rural auxilia o produtor na melhor gestão da produção de grãos. “Nesse treinamento trabalhamos cálculos que envolvem os custos das máquinas como custo inicial, depreciação, para que se entenda a necessidade de uma gestão boa do sistema mecanizado dentro de uma propriedade, minimizando custos, erros e atrasos nas operações. Nesse processo abordamos desde um preparo do solo até uma colheita, onde todas as máquinas têm um custo que é normal, mas como podemos fazer para minimizar esses problemas dentro de uma propriedade”, retratou a instrutora credenciada ao SENAR, Camila Ribeiro Gaspar, ela que é tecnóloga em mecanização de agricultura de precisão e está há cerca de cinco anos no SENAR.

O treinamento realizado pelo Sindicato Rural da cidade conta com a parceria da empresa Agritex Case IH. “Nessa parceria trabalhamos com os colaboradores de nossos clientes o que os ajuda muito, pois capacita o trabalhador que está no campo lidando diariamente com a máquina. Com o devido planejamento das operações acaba tornando o trabalho mais eficiente e o próprio trabalhador consegue resolver coisas simples dispensando a necessidade de deslocação de um técnico até a propriedade”, comentou o gerente da unidade de Gaúcha do Norte, Gerson Soares.

O conteúdo do treinamento conta com noções de dimensionamento de conjuntos mecanizados; conceito dos principais indicadores operacionais: escalonamento das operações, ritmo e capacidade operacional; eficiência gerencial do maquinário; custo da operação (ou sistema); dimensionamento – aspectos operacionais e econômicos; custos: fixos, variáveis, totais e de produção; análises de sensibilidade e cenários; impacto no sistema de produção; ferramentas dinâmicas utilizando Excel; indicadores técnicos e econômicos e gerenciamento de dados no controle do processo produtivo.

Sobre a realização do evento, a mobilizadora do SENAR/AR-MT, Lázara Glésia Rodrigues, pontuou, “em nome do Presidente do Sindicato Rural de Gaúcha do Norte, Josenei Zemolin, agradecemos à AGRITEX CASE por mais uma parceria, aos grupos BDM, TAUÁ, AGROER, fazendas São João, Santo Antônio, participantes da Escola Técnica Agrícola, especialmente às mulheres, que vem reforçando sua presença no campo. Agradecemos ao SENAR MT, em nome do Supervisor Regional Kleber Muller e o analista Rodrigo, por todo apoio, a instrutora Camila por mais um evento conosco, que vêm propor soluções para o agro. Em nome do Gerente da AGRITEX Case Gerson, estendemos nosso muito obrigado a todos que direta ou indiretamente contribuem para a realização desse evento”.


Fonte: AGR Notícias


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!