Gaúcha do Norte,11 de Dezembro de 2018 - Terça Feira

Sindicato Rural realizou treinamento de NR 31.8 Segurança no Trabalho Aplicação de Agrotóxicos

Evento contou com a parceria da Agrícola Alvorada

16/11/2018 - 06:05:10


De 12 a 14 de novembro, o Sindicato Rural promoveu o treinamento do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/AR-MT) de NR 31.8 Segurança no Trabalho Aplicação de Agrotóxicos realizado no município de Gaúcha do Norte. O evento contou com a parceria da Agrícola Alvorada.

O treinamento foi ministrado pelo instrutor Alexandro Silva de Azevedo, ele que é segurança no trabalho, bombeiro civil, socorrista e N1 em resgate vertical e altura. "O objetivo desse treinamento é garantir a integridade física e a saúde do trabalhador relacionado com os agrotóxicos. Isso em todas as etapas como, transporte, aquisição, manuseio, armazenamento e aplicação", disse o instrutor.

"Esses alunos aprenderam a fazer o levantamento crítico da atividade, conhecendo os riscos que os agrotóxicos oferecem, e a partir dai conseguir se proteger. O curso não ensinou o aluno a operar um autopropelido, um trator ou fazer uma dosagem, mas sim, todas as técnicas de segurança para se trabalhar com os agrotóxicos", complementou Azevedo.

Cleiton Farias de 32 anos, operador de pulverizador e funcionário da Fazenda Amanhecer 2, foi um dos participantes do treinamento. “Gostei muito do curso, aprendi muita coisa e vou colocar em prática no meu dia a dia. Com o curso eu me atualizei sobre as medidas que devem ser adotadas no lidar com o agrotóxico e o maior beneficiado disso sou eu, é a minha saúde que está em jogo”, disse Farias que ainda acrescentou que o treinamento superou suas expectativas.

Deian Silva de 23 anos atua na função de serviços gerais da empresa Agrícola Alvorada e também participou do evento. “O curso foi muito bom, pois, me proporcionou qualificação para o mercado de trabalho que esta tão competitivo hoje, quanto mais qualificação, mais preparado estarei para os desafios. A empresa também ganha com isso, pois tem mais um profissional capacitado no seu quadro de funcionários”, afirmou.

Representando a Fiagril, o estoquista Djoni Schuck de 32 anos está há quatro anos na empresa e fez o treinamento de NR 31.8 Segurança no Trabalho Aplicação de Agrotóxicos. Segundo ele, suas expectativas do curso foram atendidas, o conhecimento passado foi muito bom e vem para beneficiar a saúde do funcionário, dos demais colaboradores e da família de cada um.

O classificador da Cargill, Laumir Junior de 23 anos participou do treinamento e apontou que a importância da utilização dos EPI’s no trabalho com os agrotóxicos foi algo bastante frisado durante as aulas.

“Em nome da Presidente do sindicato rural Neusa Cecília Wessner, agradecemos à Agrícola Alvorada em nome do gerente Dione Junges e do encarregado Eldo pela parceria, em especial por todo apoio na realização desse e de todos os Treinamentos que realizamos durante o ano. Nosso muito obrigada”, disse a mobilizadora do SENAR/AR-MT, Lázara Glésia Rodrigues.

“Estiveram presentes também colaboradores da Cargill, Fiagril, da Fazenda Amanhecer 2 do associado João Calgaro e muitas pessoas se preparando para o mercado de trabalho. Parabenizamos a iniciativa dos produtores e das empresas do agro em estar qualificando seus colaboradores”, finalizou a mobilizadora.


Fonte: Redação


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!