Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sindicato Rural realiza curso de aplicação de agrotóxicos utilizando pulverizador autopropelido

Curso do SENAR-MT foi realizado de 21 a 25 demaio

APRENDIZADO | 25/05/2018 - 11:15:06

O Sindicato Rural de Gaúcha do Norte realizou o curso de aplicação de agrotóxicos utilizando pulverizador autopropelido, uma atividade que requer do operador, responsabilidade e conhecimento da máquina e do produto utilizado. Para elevar o nível de capacitação a quem trabalha nesta função ou tem pretensão de uma vaga na área, o Sindicato promoveu o curso entre os dias 21 e 25 de maio nas dependências da empresa Primavera Máquinas|John Deere. O curso é do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR/MT e contou com a parceria da Fazenda Maracajú de propriedade de Alcides Zemolin e da empresa Primavera Máquinas.

O curso foi ministrado pelo tecnólogo em Agricultura de Precisão Ramon F. R. Paino. “O nosso objetivo é qualificar o operador e pessoas que não estão ligadas a agricultura quanto a operação de um autopropelido, além de fazer a parte de calibração dessa máquina, que é o grande déficit de qualificação de um operador. Hoje o operador não tem o conhecimento e não está habilitado para fazer uma calibração e o curso vem justamente para trazer capacitação para isso”, disse.

Durante a semana o conteúdo na parte teórica foi voltado para a aplicação de agrotóxicos, a importância de se fazer uma boa aplicação, a questão do meio ambiente devido mexer com produto químico, a importância de saber manusear esse produto de forma racional, e trazendo para a prática questões voltadas para a máquina como a parte da calibração, pulverização, verificação dos bicos e o desgaste da máquina.

Doze alunos participaram do treinamento e agregaram conhecimento, um deles foi o dosador do Grupo DBM Ronaldo Souza Lima de 31 anos de idade. Ronaldo está na empresa há cerca de dois anos e meio e tem pretensão de subir de cargo. “A minha motivação em participar deste curso foi a aprendizagem em maquinários novos e acredito que vem para somar para meu profissional, aprendi bastante coisa entre calibrar a máquina, modo de operar e diferença dos sistemas de máquinas do mesmo segmento”, apontou o colaborador.

Weliton Vieira de 31 anos é operador de máquinas, trabalha na Fazenda Maracajú e também fez o curso, ele acredita que todo o aprendizado vem para somar nas suas funções na propriedade rural. Participaram do curso colaboradores representando a DGF, fazenda Barraca – Grupo BDM, fazendas Maracajú, Princesa do Xingu e Paraná e do Assentamento Nova Aliança.

Sobre a realização do curso, o instrutor disse “nos curso temos dificuldade com máquinas, mas o Sindicato Rural veio com bastante força e juntamente com o produtor que emprestou essa máquina para realizarmos o curso, facilitou muito o trabalho do instrutor. Foi uma turma boa com alunos interessados e alguns estão buscando conhecimento para entrar no mercado de trabalho e isso gera um curso com maior qualidade”, finalizou Ramon.

Sobre as parcerias para a realização do curso, a gerente sindical Lázara Glésia Rodrigues relatou: “O Sindicato Rural em nome de sua presidente Neusa Wessner agradece ao Senar em nome do instrutor Ramon F. R. Paino pelo trabalho realizado. A todos os alunos pela participação no treinamento, em especial ao produtor Alcides Zemolin e a Primavera Máquinas|John Deere em nome do gerente Alex Sandro Cardoso Mendonça e a todos que direta ou indiretamente colaboraram para a realização do evento”, apontou.


Fonte: Redação


Cidade - 17/04/2024

Família de Gaúcha do Norte pede ajuda para custear exame de R$ 14 mil da filha de 1 ano e 11 meses

Merielly Victória da Silva Nilo foi diagnosticada com alta miopia com grau 23,5

SINDICATO RURAL - 16/04/2024

Núcleo da Aprosoja convida produtores rurais de Gaúcha do Norte para Ctecno Araguaia

Evento do agro acontece dia 25 de abril na MT-326 sentido Nova Nazaré

ELEIÇÕES 2024 - 16/04/2024

Coleta de biometria e transferência de título de eleitor vão até dia 08 de maio

Em Gaúcha do Norte atendimentos vão das 7h30 às 17 horas sem intervalo para almoço

Cidade - 15/04/2024

Atletas de Karatê de Gaúcha do Norte conquistam 17 medalhas durante II Campeonato em Santa Cruz do Xingu

Competição aconteceu no último sábado, dia 13

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-04-19 21:09:11' and cat='30' and cod_mega!='4226' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!