Gaúcha do Norte,11 de Dezembro de 2018 - Terça Feira

Sindicato Rural e Aprosoja realizam evento para produtores

O prazo de adesão ao refis do Funrural foi a principal pauta da noite

05/10/2018 - 12:09:12


A classe produtora de Gaúcha do Norte participou de uma reunião conjunta realizada pelo Sindicato Rural e Núcleo da Aprosoja, na noite da última quinta-feira (04), no município de Gaúcha do Norte. Diversos assuntos importantes foram tratados durante o evento.

Com o objetivo de informar e orientar os produtores, a presidente do Sindicato Rural e vice-diretora financeira da Aprosoja, Neusa Cecília Wessner, falou sobre a principal pauta da noite, o prazo de adesão ao refis do Funrural que pode ser prorrogado até dia 30 de outubro, ou até dezembro.

No evento também foi apresentado o projeto da Aprosoja ‘Guardião das Águas’ em que Gaúcha do Norte foi inclusa como principiante da região leste. O projeto visa orientar e apoiar o produtor rural na manutenção, preservação e restauro das nascentes em Mato Grosso e tem como objetivo realizar o levantamento das informações das nascentes existentes dentro das propriedades rurais, identificando-as por Bacias e Biomas, de todas as regiões onde há produção de soja e milho no Estado.

A atual situação da ação referente aos Royaltis da Sementes Monsanto também foi repassada aos presentes. Assim como, o andamento da FICO (Ferrovia de Integração do Centro-Oeste) que liga Água Boa a Campinorte.

Com eleições marcadas para o próximo domingo, a presidente do sindicato aproveitou a oportunidade para mencionar que a Aprosoja e a Famato decidiram por apoiar o candidato a presidência da república, Jair Messias Bolsonaro. O apoio foi declarado perante a entrega das propostas do setor realizada pelo presidente Aprosoja, Antonio Galvan, e pelo presidente da Aprosoja Brasil, Bartolomeu Braz, na última quarta-feira (03) durante encontro com o candidato a vice-presidente na chapa de Jair Bolsonaro, general Hamilton Mourão. O encontro aconteceu em São Paulo.

A supervisora de projetos da Aprosoja, Leticia Laabs da Rosa, esteve no evento e falou sobre o programa da Aprosoja, o Soja Plus tem capacitado gratuitamente o produtor rural na melhoria da gestão da sua fazenda com a distribuição de materiais, promoção de cursos sobre saúde e segurança no trabalho, adequação de construções rurais, regularização ambiental, dias de campo e visitas técnicas para monitoramento de indicadores de desempenho. A adesão ao programa acontece após a participação do produtor no treinamento que dura dois dias e que o próximo acontece em junho de 2019.

A última pauta da noite foi a situação financeira e sucessão da diretoria da Amex (Associação dos Usuários da MT-129 e Extensão), o mandato vence no próximo dia 30 e os produtores pressionam o atual presidente Luiz Vitório da Silva a permanecer no comando. Foi formada uma comissão para angariar fundos para a possível manutenção da associação, onde hoje o déficit chega a aproximadamente 25 mil reais mensais. 


Fonte: Redação


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!