Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sindicato Rural de Gaúcha do Norte qualifica mão de obra para o campo

Treinamento de Operação de Tratores Agrícolas do Senar contou com a participação de 15 pessoas

CAPACITAÇÃO | 22/08/2018 - 06:07:34

De 13 a 17 de agosto, 15 pessoas participaram do treinamento de Operação de Tratores Agrícolas no município de Gaúcha do Norte. Um treinamento realizado pelo Sindicato Rural por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/MT), e que contou com a parceria da empresa Agritex Case IH e o produtor rural Elton Hamer da propriedade Sopro do Minuano. O evento foi solicitado pelo grupo BDM/Fazenda Barraca e também contou com a participação de funcionários das fazendas Tamburi, Milenium, jovens que estão na escola agrícola, filhos de pecuaristas, entre outros.

O treinamento foi ministrado pelo instrutor do Senar Ranieri Rodrigues Vieira, ele que é engenheiro agrônomo pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), tem mestrado em Máquinas Agrícolas pela USP e mestrado em Desenvolvimento Tecnológico na Espanha. Está no Senar desde 2008 e hoje é instrutor do Senar de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, atuando na parte de máquinas em quatro áreas distintas.

O treinamento de 40 horas, sendo 28 horas destinadas para a teoria e 12h para a prática, foi realizado na sede do Sindicato e na Agritex Case IH. O trator disponibilizado para a realização da parte prática foi cedido pelo produtor Elton Hamer que acredita no trabalho de qualificação de mão de obra que o Sindicato através do Senar vem trazendo para o município.

Foram abordados pontos como a segurança no trabalho com a utilização de EPIs, funcionamento de motor, embreagem, câmbio, transmissão, acoplamento, operação, lubrificantes, custo hora máquina, eficiência de trabalho, entre outros. “O treinamento de Operação de Tratores Agrícolas visa informar operadores para os tratores, não apenas ensinando a dirigir que no termo da máquina agrícola é operar, mas também algumas atividades como operar tanto a parte de implementos de preparo de solo, de plantio, de pulverização, distribuição de corretivos e fertilizantes, noção de mecânica, funcionamento e as principais operações, manobras, lastreamento, então é o treinamento que visa fazer todas as operações com o trator”, apontou.

O coordenador de vendas da Agritex Case IH, Vanderley Moura, considera que esses treinamentos são importantes, pois vêm para suprir a deficiência da mão de obra no campo, o grande gargalo da região e do país. "O Sindicato através do Senar tem desenvolvido um grande trabalho treinando esse pessoal, passando conhecimento dos nossos produtos. Hoje, cerca de 90% dos problemas que as máquinas apresentam em campo esta relacionada com a falta de qualificação, e o sindicato vem melhorando muito essa qualidade, e tudo graças a esse tipo de parceria", afirmou.

Para o gerente da loja Agritex Case Ih em Gaúcha do Norte Marcio de Deus Costa, a filosofia da empresa é de sempre valorizar o produtor rural. "A parceria com o sindicato é trazer o produtor para dentro da loja, conhecer nossos produtos e além de reforçar o conhecimento em nosso equipamento que é o melhor do mercado. A nossa mão de obra precisa ser melhor qualificada devido o crescimento de área para plantio e a rotatividade de muita gente", complementou.

Sobre o treinamento, o operador Guilherme Alves da Silva Trindade do município de São José do Xingu foi um dos participantes do treinamento e apontou que aprendeu muito, que os ensinamentos vêm para somar no desempenho de sua função de operador, ele que trabalha há cerca de três anos na empresa Cargil. 

Valdeci Alves da Rosa é operador na fazenda Milenium de propriedade de Valmir Wessner e também participou do treinamento, “com esses cursos, adquirimos experiência e conhecimento, e isso nunca é demais. O curso foi muito bom e superou minhas expectativas”, disse ele. 

Sobre a parceria para a realização do treinamento, “o Sindicato Rural em nome de sua presidente Neusa Wessner só tem a agradecer a todos os parceiros, foi um treinamento excelente”, disse a mobilizadora do Senar e gerente sindical, Lázara Glésia Rodrigues.

 

 

 


Fonte: Redação


PRIMACREDI - 28/03/2024

Primacredi promove ação de Páscoa para crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

O período da Páscoa é momento de reflexão e até mesmo a criança tem que começar a ter esse entendimento que tudo parte de um sacrifício

COOPERATIVISMO - 28/03/2024

Sicoob promove ação de Páscoa para crianças de projeto social

Ação contou com a presença do Coelhinho da Páscoa e distribuição de caixa de chocolate a cada criança

PECUÁRIA - 28/03/2024

Sindicato Rural convida pecuaristas de Gaúcha do Norte para reunião da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG)

Programa vai oferecer assistência técnica em bovinocultura de corte para propriedades de Gaúcha do Norte

CIDADE - 27/03/2024

APAE de Gaúcha do Norte recebe ação de Páscoa do Sicoob

Tenho certeza de que cada um deles vai chegar em casa contando que o coelhinho estava aqui...

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-03-29 11:39:44' and cat='30' and cod_mega!='4416' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!