Gaúcha do Norte,25 de Agosto de 2019 - Domingo

Saúde inicia vacinação antirrábica na zona rural de Gaúcha do Norte

Primeiro dia de vacinação imunizou 101 animais

04/08/2019 - 18:37:18


A última quinta-feira (01.08) marcou o início da primeira etapa da campanha de vacinação antirrábica em cães e gatos da zona rural do município de Gaúcha do Norte. Durante o dia, propriedades rurais foram visitadas e 101 animais imunizados contra a raiva.

Com um estoque de 900 doses da vacina, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde através das vigilâncias Ambiental e Sanitária devem percorrem diversas linhas rurais.

A meta do município é vacinar 2.220 animais – 1.800 cachorros e 420 gatos. Porém, as demais doses serão recebidas pelo Estado, apenas a partir de novembro, o que deve dificultar o alcance da meta. Em 2018, a meta foi alcançada em 100% no município, onde cerca de 1.500 km de estradas foram percorridos para a realização da Campanha.

 

SOBRE A DOENÇA

A raiva é uma doença fatal, incurável e o vírus pode ser transmitido ao homem através de arranhaduras, mordida e saliva de animais contaminados. Alguns sinais clínicos devem ser investigados como mudança de comportamento, agresssividade, paralisia e salivação excessiva. A única maneira de prevenir a raiva é a vacinação.


Fonte: Redação


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!