Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Saúde de Gaúcha do Norte faz análise da água mensalmente

Amostras coletadas na semana passada confirmam a ausência de vermes e bactérias

CIDADE | 23/05/2019 - 11:55:03

Com o objetivo de avaliar a água consumida pela população de Gaúcha do Norte, mensalmente a Secretaria Municipal de Saúde coordena os trabalhos de coleta de amostra de água do sistema de abastecimento do município, para análise microbiológica. O trabalho é desenvolvido por agentes da Vigilância Ambiental.

Durante a semana passada, foram coletadas amostras de água de dez pontos da cidade, sendo: APAE, Escola Bem-Me-Quer, Escola Gervásio dos Santos Costa, Creche Cantinho do Amor, POPSEC, CRAS, PSF Ernesto Doleys, Biblioteca Municipal, Hospital Municipal e PSF Mario Alievi. O resultado de todas as amostras é de ausência de vermes e bactérias.

Na análise da água é possível detectar a existência de bactérias coliformes totais que são as principais responsáveis de contaminação fecal, assim como a bactéria Escherichia coli responsável por causar infecção e/ou inflamação da bexiga.

Além da detecção de vermes e bactérias, através da análise é possível verificar a turbidez que determina a transparência da água.

Processo

“Todos os itens de segurança necessários são utilizados no processo de coleta de água. Para que não haja nenhuma interferência, as torneiras dos cavaletes passam por uma limpeza com álcool, deixamos a água correr por três minutos e em seguida utilizamos saquinhos próprios para coletar cerca de 100 ml de água de cada ponto. Durante todo processo, os agentes utilizam luvas”, apontou o gerente em saúde, Renato de Souza.

Após a coleta, as amostras são enviadas para um laboratório de Água Boa para serem avaliados.

O mesmo processo é realizado todos os meses e vem para continuar a oferecer uma água de boa qualidade para o consumo dos munícipes.


Fonte: Redação


PRIMACREDI - 28/03/2024

Primacredi promove ação de Páscoa para crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

O período da Páscoa é momento de reflexão e até mesmo a criança tem que começar a ter esse entendimento que tudo parte de um sacrifício

COOPERATIVISMO - 28/03/2024

Sicoob promove ação de Páscoa para crianças de projeto social

Ação contou com a presença do Coelhinho da Páscoa e distribuição de caixa de chocolate a cada criança

PECUÁRIA - 28/03/2024

Sindicato Rural convida pecuaristas de Gaúcha do Norte para reunião da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG)

Programa vai oferecer assistência técnica em bovinocultura de corte para propriedades de Gaúcha do Norte

CIDADE - 27/03/2024

APAE de Gaúcha do Norte recebe ação de Páscoa do Sicoob

Tenho certeza de que cada um deles vai chegar em casa contando que o coelhinho estava aqui...

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-03-29 02:24:20' and cat='30' and cod_mega!='4790' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!