Gaúcha do Norte,18 de Junho de 2019 - Terça Feira

Saúde de Gaúcha do Norte faz análise da água mensalmente

Amostras coletadas na semana passada confirmam a ausência de vermes e bactérias

23/05/2019 - 11:55:03


Com o objetivo de avaliar a água consumida pela população de Gaúcha do Norte, mensalmente a Secretaria Municipal de Saúde coordena os trabalhos de coleta de amostra de água do sistema de abastecimento do município, para análise microbiológica. O trabalho é desenvolvido por agentes da Vigilância Ambiental.

Durante a semana passada, foram coletadas amostras de água de dez pontos da cidade, sendo: APAE, Escola Bem-Me-Quer, Escola Gervásio dos Santos Costa, Creche Cantinho do Amor, POPSEC, CRAS, PSF Ernesto Doleys, Biblioteca Municipal, Hospital Municipal e PSF Mario Alievi. O resultado de todas as amostras é de ausência de vermes e bactérias.

Na análise da água é possível detectar a existência de bactérias coliformes totais que são as principais responsáveis de contaminação fecal, assim como a bactéria Escherichia coli responsável por causar infecção e/ou inflamação da bexiga.

Além da detecção de vermes e bactérias, através da análise é possível verificar a turbidez que determina a transparência da água.

Processo

“Todos os itens de segurança necessários são utilizados no processo de coleta de água. Para que não haja nenhuma interferência, as torneiras dos cavaletes passam por uma limpeza com álcool, deixamos a água correr por três minutos e em seguida utilizamos saquinhos próprios para coletar cerca de 100 ml de água de cada ponto. Durante todo processo, os agentes utilizam luvas”, apontou o gerente em saúde, Renato de Souza.

Após a coleta, as amostras são enviadas para um laboratório de Água Boa para serem avaliados.

O mesmo processo é realizado todos os meses e vem para continuar a oferecer uma água de boa qualidade para o consumo dos munícipes.


Fonte: Redação


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!