Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Projetos arquitetônicos inovadores estão presentes em Gaúcha do Norte

Novo prédio da Igreja Batista está entre os 33 projetos desenvolvidos pela profissional Ketlin Schaiane Rosso

EMPREENDEDORISMO | 04/09/2014 - 16:39:13

O desenvolvimento do município de Gaúcha do Norte tem influenciado a vinda de novos profissionais que buscam novos horizontes com o objetivo de mostrar o diferencial do seu trabalho, e a arquiteta e urbanista Ketlin Schaiane Rosso que reside há um ano e quatro meses na cidade, pertence a esse grupo.

Dentre os 33 projetos já desenvolvidos, concluídos ou não, está a residência do pastor Irineu Pitrowski que está há um ano e oito meses em Gaúcha do Norte, assim como o novo prédio da Igreja Batista.

O residência possui 151 metros quadrados (m²), dispostos em: 2 Dormitórios, 1 Suíte, 1 banheiro social, 1 Sala de Estar, 1 Cozinha, Lavanderia, Área de Festas/ Garagem e Varanda, a obra está localizada na Rua Milão no Jardim Itália I, e após cinco meses de trabalho se encontra finalizada. Já a obra da Igreja possui 415 m², está localizada na Rua Santa Catarina e encontra-se em processo de desenvolvimento.

Para o pastor, a realização de ambos os projetos vem dia após dia. “É realizador e gratificante ver a obra da residência, com que nos empenhamos um certo tempo, finalizada. Quanto a obra da Igreja, está caminhando, decidimos por fazer algumas alterações no projeto, e depois de pronta a obra não passará despercebida. Já a expectativa da comunidade com a construção é visível, a evolução vem concretizando a realização”, afirmou o pastor.

A arquiteta comentou sobre os pontos trabalhados nos dois projetos. “Os dois projetos desenvolvidos são inovadores e diferentes de qualquer outra obra presente no município. Tanto a Residência quanto a Igreja foram planejadas primeiramente de forma a atender as necessidades do cliente, buscando as informações de quantos ambientes o mesmo necessitava, qual a metragem da obra que era pretendida e quanto em questão de valores o mesmo teria disponibilidade. Em seguida a planta de ambas fora elaborada buscando o máximo de aproveitamento de áreas úteis e buscando o máximo de funcionalidade ressaltando que sempre obedecendo as legislações municipais e as normas técnicas para execução das mesmas. Após aprovação da planta pelo cliente partiu-se para a parte estética”, afirmou.

“A proposta para a residência foi criar uma fachada onde mesclasse um jogo de telhados e platibanda (telhado escondido), de forma harmônica e que se diferencia-se das residências do município. Foram criados detalhes e elementos, como: pergolados, vigas externas, paredes com revestimentos, a própria pintura, são elementos que fazem a diferença na estética desta obra”, complementou.

“A proposta para a Igreja foi mais ousada, pois sua fachada foge dos padrões estéticos dos projetos de Igrejas. Com linhas retas, telhado com platibanda e acesso principal lateral, tornam o diferencial da obra. Nesta obra já havia sido determinado que sua estrutura seria metálica o desafio foi criar uma fachada que se adapta-se a esta estrutura”, finalizou a profissional.

 

Conheça um pouco sobre o trabalho do arquiteto

A busca pelo serviço de arquitetura vem crescendo dia após dia, pois estes são os profissionais que auxiliam na realização da obra da casa própria,

Os projetos desenvolvidos por arquitetos possuem ambientes bonitos, confortáveis e modernos, pois o profissional tem visão global que lhe permite desenvolver um projeto no qual estarão planejadas todas as etapas da construção, evitando desperdício de tempo e de material. Assim, a procura pelo serviço vem aumentando dia após dia, porque além dos clientes buscarem a segurança da construção de sua obra, também almejam pontos novos e bonitos na arquitetura.

As pessoas estão em busca de realizar o sonho de ter uma casa que atenda todas as suas expectativas, por isso a necessidade de um arquiteto, que possibilite trazer essa expectativa o mais próximo possível da realidade.

O arquiteto tem a função de criar a ideia do projeto que atenda o programa de necessidades do cliente, estética, harmonia e funcionalidade da edificação. Tudo isso envolve o estudo detalhado de cada caso, que o profissional deve resolver com precisão.

O trabalho de um arquiteto não resume somente na planta da casa, mas também auxiliar no acompanhamento da obra, avaliando se está de acordo com a proposta realizada e interferindo quando for necessário.

Todo o processo de elaboração do projeto, aprovação e execução da obra envolve o custo aproximado de 5% a 12% do valor total da obra, dependendo do arquiteto escolhido, mas os benefícios superam os valores quando feito por um excelente profissional da área.

A contratação de um arquiteto, não é somente uma forma de aprovar algum projeto na prefeitura ou adquirir documentação como alvará e habite-se para a regularização do imóvel, mas proporcionar a formulação de um projeto que fique estético e funcional.

O projeto de um profissional de arquitetura sofre a influência de inúmeras variáveis, que alteram como a edificação será realizada, tais como:

  • Dimensionamento correto dos ambientes da edificação;
  • Orientação solar;
  • Ventos predominantes;
  • Normas de uso do solo;
  • Recuos frontais e laterais;
  • Estudo de viabilidade econômica;
  • Eliminação de elementos conflitantes nos ambientes;
  • Estudo do programa de necessidades do cliente;

O profissional procura desenvolver um projeto com o máximo de cuidado, disponibilizando todos os detalhes da edificação e através de sua criatividade, proporcionar um aspecto visual agradável, tornando a edificação diferenciada dos padrões utilizados nas proximidades da obra.

 


Fonte: Redação: Cely Trevisan


Cidade - 17/04/2024

Família de Gaúcha do Norte pede ajuda para custear exame de R$ 14 mil da filha de 1 ano e 11 meses

Merielly Victória da Silva Nilo foi diagnosticada com alta miopia com grau 23,5

SINDICATO RURAL - 16/04/2024

Núcleo da Aprosoja convida produtores rurais de Gaúcha do Norte para Ctecno Araguaia

Evento do agro acontece dia 25 de abril na MT-326 sentido Nova Nazaré

ELEIÇÕES 2024 - 16/04/2024

Coleta de biometria e transferência de título de eleitor vão até dia 08 de maio

Em Gaúcha do Norte atendimentos vão das 7h30 às 17 horas sem intervalo para almoço

Cidade - 15/04/2024

Atletas de Karatê de Gaúcha do Norte conquistam 17 medalhas durante II Campeonato em Santa Cruz do Xingu

Competição aconteceu no último sábado, dia 13

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-04-20 08:37:01' and cat='30' and cod_mega!='549' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!