Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Projeto Selo UNICEF é apresentado à instituições de Gaúcha do Norte

No encontro foi formada a Comissão Intersetorial pelos Direitos da Infância e Adolescência

CIDADE | 28/03/2018 - 12:05:27

O projeto Selo UNICEF em favor da infância e da adolescência foi aderido pelo município de Gaúcha do Norte/MT. Após a apresentação do Selo ao prefeito, Voney Rodrigues Goulart, secretário e representantes do Conselho dos Diretos da Criança e do Adolescente, na noite de terça-feira (27) foi a vez de apresentar a todas as instituições do município e formar a Comissão Intersetorial pelos Direitos da Infância e Adolescência do Município de Gaúcha do Norte. O encontro foi realizado nas dependências do Centro de Convivência dos Idosos.

Dentre as mais de 20 instituições convidadas oficialmente para participar da reunião, apenas quatro se disponibilizaram a participar do encontro reconhecendo a grande importância de se trabalhar a criança e o adolescente no município.

Terão representação na comissão, as secretarias municipais de Assistência Social, Saúde e Educação, Cultura, Esporte e Lazer, o Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente, a escola estadual Gervásio dos Santos Costa, o Conselho Tutelar, a escola municipal Xingu (Comunidade Nova Aliança), a área da comunicação, e as igrejas Católica, Adventista e Cristo é a Resposta. A portaria com o nome de todos os membros da comissão será publicada na próxima semana.

Para a articuladora do Selo no município, Joceli Friedrich, a comissão vai contribuir para a melhoria dos indicadores municipais, tendo como função fazer um diagnóstico, acompanhar todas as ações previstas no Selo, promover reuniões, monitorar os indicadores, se eles estão avançando de forma positiva ou não e onde temos que melhorar. 

A partir da reunião de terça, os adolescentes serão mobilizados em seus mais variados ambientes para participar de um encontro que acontece no dia 17 de abril às 17h30 no Centro dos Idosos para a implantação de um núcleo. Nesse núcleo serão desenvolvidas algumas atividades para que possam contribuir de forma positiva em alguns desafios como esporte, alimentação saudável, segurança na internet, inclusão escolar, entre outros. Também serão implantados núcleos de jovens nas comunidades de Nova Aliança e Santa Paulina (fazenda Botuverá).

Os núcleos de adolescentes serão formados por dezesseis adolescentes, oito meninos e oito meninas que vão se organizar em rede, discutir questões importantes para o desenvolvimento, encontrar ações e levar as reivindicações para a gestão municipal. "Um dos principais focos do Selo UNICEF é mobilizar os adolescentes, fazer com que participem do projeto e possam ajudar a desenvolver ações para que o município consiga bons resultados e avance nos indicadores propostos. É um espaço que os adolescentes terão para serem ouvidos, participem e se mobilizem em prol do dos direitos da criança e do adolescente", disse a articuladora. 

 

Sobre o Selo UNICEF

O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) que tem como objetivo estimular os municípios a implementar políticas públicas para redução das desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Os maiores beneficiados são as crianças e adolescentes, que passam a contar com políticas públicas de qualidade. Também ganham as famílias e a comunidade porque, para ganhar o Selo, a gestão municipal deverá promover intensa mobilização, participação e engajamento social.

Os municípios certificados pelo Selo UNICEF passam a fazer parte de um grupo de municípios reconhecidos internacionalmente pelo UNICEF por seus avanços em favor da infância e adolescência. 


Fonte: Redação


Cidade - 17/04/2024

Família de Gaúcha do Norte pede ajuda para custear exame de R$ 14 mil da filha de 1 ano e 11 meses

Merielly Victória da Silva Nilo foi diagnosticada com alta miopia com grau 23,5

SINDICATO RURAL - 16/04/2024

Núcleo da Aprosoja convida produtores rurais de Gaúcha do Norte para Ctecno Araguaia

Evento do agro acontece dia 25 de abril na MT-326 sentido Nova Nazaré

ELEIÇÕES 2024 - 16/04/2024

Coleta de biometria e transferência de título de eleitor vão até dia 08 de maio

Em Gaúcha do Norte atendimentos vão das 7h30 às 17 horas sem intervalo para almoço

Cidade - 15/04/2024

Atletas de Karatê de Gaúcha do Norte conquistam 17 medalhas durante II Campeonato em Santa Cruz do Xingu

Competição aconteceu no último sábado, dia 13

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-04-19 21:09:21' and cat='30' and cod_mega!='4089' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!