Gaúcha do Norte,14 de Novembro de 2019 - Quinta Feira

Programa Saúde na Escola é desenvolvido em unidades de Gaúcha do Norte

Ação contra verminose tem sido realizada na escola municipal Bem Me Quer

27/03/2015 - 10:03:41


Aluno do 1° ano da escola Bem Me Quer participando da campanha

Desde a terça-feira (24.03), a secretaria municipal de Saúde de Gaúcha do Norte através de profissionais da unidade de saúde Ernesto Doleys, desenvolve o Programa Saúde na Escola com a campanha contra verminose para crianças da escola municipal Bem Me Quer.

Inicialmente as crianças passaram pela avaliação antopométrica, com o objetivo de verificar se o peso e altura estavam de acordo com a idade da criança.

Em seguida, mediante autorização dos pais, e com acompanhamento médico, cerca de 365 alunos recebem a medicação de Albendazol, remédio antiparasitário muito utilizado no tratamento de infecções causadas por parasitas intestinais e que impossibilita a sobrevivência do parasita dentro do corpo humano.

O objetivo da campanha de verminose nas escolas é promover a prevenção das crianças em idade escolar. O trabalho é realizado na escola Bem Me Quer devido a faixa etária preconizada na campanha.

Outras diversas ações do programa Saúde na escola serão realizadas durante todo o ano letivo nas escolas municipais Bem Me Quer, Cantinho do Amor, Xingu (localizada na comunidade Nova Aliança) e Botuverá (comunidade Madre Paulina), além da escola estadual Gervásio dos Santos Costa.

 

 

Conheça um pouco mais sobre a doença e como evitá-la:

A verminose é uma infecção intestinal provocada por agentes específicos, conhecidos como parasitas, e é frequente em adultos e crianças.

A contaminação pode ocorrer por meio da ingestão de alimentos ou água contaminada ou através da pele quando há pequenos ferimentos.

Os sintomas mais comuns são: cólicas abdominais, enjoo, mudança do apetite, falta de disposição, fraqueza, diarreia, vômito, perda de peso, anemia, febre e problemas respiratórios.

A principal consequência da verminose é a desidratação, resultante da diarreia e do vômito, que ocorrem nas fases agudas da doença. Existem outros problemas decorrentes dessa doença, como obstrução intestinal, retardo do desenvolvimento físico, comprometimento do comportamento na infância, e anemia progressivamente mais grave.

A prevenção é a melhor forma de proteger a saúde contra as verminoses, e pode ser feita através de medidas simples, como:

  • Lavar bem as mãos sempre que usar o banheiro e também antes das refeições;
  • Beber apenas água filtrada ou fervida;
  • Lavar bem os alimentos antes do preparo, especialmente quando foram consumidos crus;
  • Andar sempre calçado;
  • Comer apenas carne bem passada;
  • Comer apenas em locais limpos;
  • Realizar exames parasitológicos e tomar vermífugos regularmente.


Fonte: Redação: Cely Trevisan


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!