Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Plantio da soja em Gaúcha do Norte inicia a passos lentos

Estimativa é de que cerca de 3% da área esteja semeada

AGRONEGÓCIO | 13/10/2019 - 14:01:06

O plantio da soja tem ganhado terreno no município de Gaúcha do Norte-MT. Até o início desta semana o cenário vigente (que era de menos de 1% de área plantada e registro de tempo seco, pouca umidade e chuvas ‘manchadas’), deu espaço para chuvas consideráveis com até 60 milímetros em algumas áreas. A estimativa é de que cerca de 3% da área já esteja semeada.

Mesmo com o avanço, para o plantio da safra 19/20, o município, que estima plantar 225 mil hectares podendo chegar a 230 mil há, registra atraso de cerca de uma semana e meia em relação a safra anterior. As informações são do presidente do Sindicato Rural de Gaúcha do Norte, Josinei Zemolin.

As plantadeiras já estão em campo em algumas propriedades, mas muitos produtores ainda estão apreensivos com este início de safra. Devido a instabilidade do regime de chuvas, muitos estão segurando o ritmo dos trabalhos e outros o início dos mesmos.  

Na Fazenda Amanhecer II, as máquinas já fazem barulho desde dia 08 de outubro. Cerca de 100 milímetros foram acumulados nos 240 hectares plantados nas áreas de João Paulo Calegaro. “Estamos com atraso de 460 hectares em relação a safra 18/19. Esta safra será mais rápida na mesma proporção de área da safra 18/19 pelo atraso das chuvas com relação à safra passada”, pontuou o proprietário que elevou a área destinada à oleaginosa em 540 hectares nesta safra.

A plantadeira também já risca o solo da Fazenda ADP, de propriedade de Antônio Peretti. Por lá, o cenário é um pouco diferente. “Estamos com plantio adiantado em relação à safra anterior, temos acumulado de 132 milímetros e já plantamos 100 hectares em uma área de 1000 hectares destinados à cultura” apontou o produtor que tem área irrigada por pivô.


Fonte: AGR Notícias


PRIMACREDI - 28/03/2024

Primacredi promove ação de Páscoa para crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

O período da Páscoa é momento de reflexão e até mesmo a criança tem que começar a ter esse entendimento que tudo parte de um sacrifício

COOPERATIVISMO - 28/03/2024

Sicoob promove ação de Páscoa para crianças de projeto social

Ação contou com a presença do Coelhinho da Páscoa e distribuição de caixa de chocolate a cada criança

PECUÁRIA - 28/03/2024

Sindicato Rural convida pecuaristas de Gaúcha do Norte para reunião da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG)

Programa vai oferecer assistência técnica em bovinocultura de corte para propriedades de Gaúcha do Norte

CIDADE - 27/03/2024

APAE de Gaúcha do Norte recebe ação de Páscoa do Sicoob

Tenho certeza de que cada um deles vai chegar em casa contando que o coelhinho estava aqui...

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-03-28 18:43:31' and cat='30' and cod_mega!='4940' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!