Gaúcha do Norte,16 de Setembro de 2019 - Segunda Feira

Mutirão Rural é realizado na comunidade Santa Paulina (Botuverá)

Mais de 200 pessoas foram atendidas durante o evento

23/08/2019 - 05:42:32


A Prefeitura Municipal de Gaúcha do Norte através das secretarias de Administração, Assistência Social, Saúde e Educação desenvolveu serviços importantes durante o Mutirão Rural realizado na última quarta-feira (21.08) na comunidade Santa Paulina (Fazenda Botuverá e fazendas daquela região). O evento do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) promovido através do Sindicato Rural e em pedido da Secretaria de Assistência Social aconteceu na Escola Municipal de Educação Básica Botuverá e disponibilizou serviços municipais e de órgãos estaduais.

Durante o dia, mais de 200 pessoas foram atendidas com serviços de optometria e a disponibilização de 100 (cem) óculos gratuitos; atendimento médico e odontológico; realização de testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B e C; emissão da 1ª via da identidade, alistamento militar; inclusão e atualização do Cadastro Único (atualização do programa Bolsa Família); emissão de CPF; atendimento do INCRA com orientações e informações sobre DPA, CCU, título definitivo e desbloqueio; fotografia; emissão de 2ª vias de certidão de nascimento, casamento, e óbito; plastificação de documentos; palestra de saúde do homem e da mulher; inclusão digital e detranzinho; cortes de cabelo e atividades físicas.

O analista técnico do SENAR da regional de Querência, Rodrigo Pereira esteve presente e falou do evento, “o Mutirão é um dos nossos programas especiais do SENAR e é um dia de cidadania para a comunidade rural, onde nós trazemos juntamente com o sindicato rural e a prefeitura atendimentos a população. Na nossa regional nós realizamos cinco mutirões de acordo com a demanda de nossos parceiros e trazemos diversos atendimentos. Nosso carro chefe é o serviço de optometria que é a disponibilização de 115 consultas com o optometrista e a disponibilização de 100 óculos gratuitos para a população”, apontou.

“A cidadania é um dos pilares do SENAR e este programa é a ‘meninas dos olhos’. Para o SENAR é muito importante ver essa aplicação dos serviços e contribuir com a população que realmente precisa. Só temos a agradecer a parceria com o Sindicato Rural, a Prefeitura, a fazenda que cedeu o espaço, o pessoal da escola e a toda nossa equipe”, finalizou.

A primeira dama e secretária de Assistência Social e Administração, Neusa Petrekic, participou do evento e pontuou, “através deste programa conseguimos um atendimento diferenciado para essa comunidade, conseguimos atender uma demanda muito grande por serviços necessários e isso para nós é muito importante, poder contribuir com essa população. Nos deslocamos até essa comunidade com diversas equipes para trazer um atendimento diferenciado. E com o Mutirão vieram não apenas serviços de município mas de órgãos estaduais também”, afirmou Neusa.

Adriana Taborda mora na fazenda Supra e levou o filho para atendimento odontológico e consulta com optometrista e ganhou o óculos. Neuzelonia das Neves Silva também participou e aproveitou para participar da palestra sobre saúde do homem e da mulher, cortar o cabelo do filho e emitir a identidade do mesmo. “Muito bacana, é uma ideia genial este mutirão”, disse Neuzelonia.

“O Sindicato Rural, em nome do presidente Josinei Zemolin, agradece todas as pessoas que estiveram engajadas e colaboraram para a realização deste evento que foi um sucesso”, disse a mobilizadora do SENAR, Lázara Glésia Rodrigues.

 


Fonte: Redação


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!