Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ministro autoriza construção de Usina Termelétrica no Araguaia

Unidade garantirá o reforço na oferta de energia, amenizando as interrupções no fornecimento

MELHORIAS | 09/04/2015 - 09:43:07

O Ministro de Minas e Energia Eduardo Braga autorizou na quarta-feira, 08.04, a instalação de uma usina termelétrica no Norte Araguaia. A decisão foi tomada durante audiência em Brasília, com a presença dos senadores Blairo Maggi e Wellington Fagundes, o deputado Baiano Filho, o secretário de Desenvolvimento Regional Eduardo Moura e 18 prefeitos do Araguaia, entre eles o prefeito de Gaúcha do Norte, Nilson F. Aléssio.

Em médio prazo, a unidade garantirá o reforço na oferta de energia, equilibrando o sistema e amenizando as recorrentes interrupções no fornecimento elétrico. O aval é resultado de uma série de debates travados nos últimos meses entre a classe política e produtores que cobram melhorias no abastecimento, e representantes da Energisa e Eletronorte.  

O próximo passo será a definição dos critérios para abertura de leilão à iniciativa privada. Mesmo com a injeção de capital privado, a térmica levará ainda cerca de um ano e meio para entrar em funcionamento. A expectativa é pela geração de aproximadamente 20 megawatts, suficiente para garantir a estabilidade do sistema. Técnicos da Energisa alertam que o equilíbrio será temporário, uma vez que estará diretamente relacionado a ampliação do consumo na região, que tem no crescimento do agronegócio seu principal consumidor. Estudos de viabilidade irão apontar o local mais adequado para instalação da unidade, que poderá ser em Vila Rica ou Querência.

“Certamente uma grande vitória para o Araguaia, os ganhos são imensuráveis, a região ganha não apenas com a garantia de condições para a produção, teremos ali mais uma empresa que contribuirá com impostos, com a geração de emprego e renda, garantiremos tranquilidade aos moradores, aos comerciantes que a cada queda de energia amargam prejuízos, ao pequeno produtor que aguarda pela ligação do Luz para Todos, enfim, não importa se Querência ou Vila Rica, quem ganha é a região, e o ministro foi sensível em nos entender”, comemorou Baiano.

Eduardo Braga também se comprometeu em acelerar as obras de duplicação da rede de distribuição partindo de Ribeirãozinho chegando até Água Boa, cuja entrada em operação está prevista para 2017. A ANEEL também busca viabilizar a implantação de uma linha de transmissão de Paranatinga até Canarana. Em será realizado um novo leilão para sondagem de interessados na rede. A meta é de que a implantação seja finalizada até 2019.

Outro importante investimento é a instalação de um compensador sincro-dinâmico no município de Confresa. O equipamento no valor de R$ 63 milhões garantirá a estabilização do sistema, evitando oscilações. Sua instalação ainda levará cerca de um ano e meio. O Araguaia possui hoje uma demanda reprimida de 30 megawatts.

Na oportunidade, o presidente da Associação dos Municípios do Araguaia e prefeito de Confresa Gaspar Lazari entregou ao ministro um estudo técnico com mais de 500 páginas demonstrando os gargalos da região no tocante ao abastecimento elétrico, e uma projeção detalhada sobre a evolução econômica nas próximas décadas.  

“O fornecimento elétrico é uma das grandes dificuldades enfrentadas em Gaúcha do Norte assim como em toda a região do Araguaia. Sabemos do tempo que leva para construção dessa usina, mas ficamos esperançosos com esse compromisso firmado e por estarmos juntos buscando essa melhoria para a região”, disse o prefeito Nilson F. Aléssio.

 


Fonte: Por Naiara Martins/Assessoria Deputado Estadual Ba


Cidade - 17/04/2024

Família de Gaúcha do Norte pede ajuda para custear exame de R$ 14 mil da filha de 1 ano e 11 meses

Merielly Victória da Silva Nilo foi diagnosticada com alta miopia com grau 23,5

SINDICATO RURAL - 16/04/2024

Núcleo da Aprosoja convida produtores rurais de Gaúcha do Norte para Ctecno Araguaia

Evento do agro acontece dia 25 de abril na MT-326 sentido Nova Nazaré

ELEIÇÕES 2024 - 16/04/2024

Coleta de biometria e transferência de título de eleitor vão até dia 08 de maio

Em Gaúcha do Norte atendimentos vão das 7h30 às 17 horas sem intervalo para almoço

Cidade - 15/04/2024

Atletas de Karatê de Gaúcha do Norte conquistam 17 medalhas durante II Campeonato em Santa Cruz do Xingu

Competição aconteceu no último sábado, dia 13

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-04-19 05:18:49' and cat='30' and cod_mega!='1214' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!