Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ministério do Trabalho concede registro sindical ao Sindicato Rural de Gaúcha do Norte

Em 2007, o Sindicato Rural havia ingressado com um pedido de registro, que foi indeferido

CIDADE | 20/11/2017 - 14:11:35

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) informa que a Justiça Federal concedeu a Antecipação de Tutela (liminar) determinando o Registro Sindical do Sindicato Rural de Gaúcha do Norte. A ação judicial foi promovida pelo Núcleo Jurídico da Famato em nome do sindicato. A decisão foi proferida pela Juíza Federal substituta da 4ª Vara em substituição na 1ª Vara de Mato Grosso, Debora Cardoso de Souza Vilela, no dia 6 de novembro de 2017.

Em 2007, o Sindicato Rural havia ingressado com um pedido de registro no Ministério do Trabalho e Emprego (MPE), porém o pedido foi indeferido. Na ocasião, o MTE questionou a representação da entidade sindical.

Um novo estatuto foi apresentado ao MPE, em 2010, com o novo texto, o mesmo descrito em outros pedidos de registros dos sindicatos rurais, desde 2007. Diz trecho do  Estatuto: “(...)a representação do empresário ou empregador rural, inclusive de agroindústria, no que se refere às atividades primárias e os produtores em regime de economia familiar, nos termos da legislação”.

A gestora jurídica da Famato Elizete Ramos explica que apesar de inúmeros registros terem sido concedidos com essa mesma descrição da representação da categoria, o Ministério do Trabalho indeferiu o registro do Sindicato Rural de Gaúcha do Norte. “Essa postura do Ministério do Trabalho em deferir o registro sindical a vários sindicatos e negá-lo ao Sindicato de Gaúcha do Norte, em idêntica situação, constitui indesculpável violação ao princípio isonômico consagrado no caput do art. 5º da Constituição Federal. Por essa razão, a Famato, em nome do sindicato de Gaúcha do Norte, ingressou com uma ação judicial para reverter a situação”, disse Elizete.

O MPE tem o prazo de 20 dias para comprovar o registro do sindicato em questão.


Fonte: Ascom Famato


Cidade - 17/04/2024

Família de Gaúcha do Norte pede ajuda para custear exame de R$ 14 mil da filha de 1 ano e 11 meses

Merielly Victória da Silva Nilo foi diagnosticada com alta miopia com grau 23,5

SINDICATO RURAL - 16/04/2024

Núcleo da Aprosoja convida produtores rurais de Gaúcha do Norte para Ctecno Araguaia

Evento do agro acontece dia 25 de abril na MT-326 sentido Nova Nazaré

ELEIÇÕES 2024 - 16/04/2024

Coleta de biometria e transferência de título de eleitor vão até dia 08 de maio

Em Gaúcha do Norte atendimentos vão das 7h30 às 17 horas sem intervalo para almoço

Cidade - 15/04/2024

Atletas de Karatê de Gaúcha do Norte conquistam 17 medalhas durante II Campeonato em Santa Cruz do Xingu

Competição aconteceu no último sábado, dia 13

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-04-19 09:36:11' and cat='30' and cod_mega!='3833' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!