Gaúcha do Norte,16 de Julho de 2019 - Terça Feira

Jovens de Gaúcha do Norte realizam juramento à Bandeira e recebem dispensa militar

Participaram da cerimônia jovens alistados em 2018 até março de 2019

29/03/2019 - 12:12:56


Na manhã desta sexta-feira (29.03), o Núcleo da Polícia Militar de Gaúcha do Norte sediou o primeiro juramento à Bandeira realizado no município. Vinte e quatro alistados participaram da cerimônia e receberam o Certificado de Dispensa de Incorporação Militar (CDI).

Realizado pela Prefeitura através da Junta Militar em parceria com a PM, o ato foi conduzido pelo comandante, 3° Sargento PM Matheus Ruggeri, e contou com a presença dos demais policiais, representantes do Poder Executivo e alunos do 2° Ano ‘A’ da Escola Estadual Gervásio dos Santos Costa.

A primeira-dama e secretária de Assistência Social, Neusa Petrekic, esteve representando o prefeito Voney Rodrigues Goulart, o qual esta em viagem a Brasília para tratar da BR-242. A secretária parabenizou os envolvidos pela realização do evento, este que é um ato de cidadania e um dever cívico.

O professor João fez questão que seus alunos participassem da cerimônia. “Este momento é importante, pois vem para resgatar o civismo”, disse.

Sobre o Alistamento

O CID é um documento obrigatório masculino e o descumprimento pode acarretar contratempos para o cidadão, como não poder retirar passaporte, ingressar no serviço público ou na iniciativa privada, assim como tirar o título de eleitor e frequentar a escola após os 18 anos de idade, entre outros. Além disso, a norma prevê o pagamento de multa.

O jovem que completa 18 anos em 2019, ou seja, nascido em 2001, deve fazer o Alistamento Militar. A inscrição, que iniciou em janeiro e vai até o último dia útil de junho, pode ser feita pelo site www.alistamento.eb.mil.br ou pessoalmente na Junta de Serviço Militar mais próxima da residência do solicitante.

Gaúcha do Norte é considerado município não tributário, isso quer dizer que, os alistados não são convocados para seguir carreira. Os jovens que tenham interesse de seguir carreira no Exército, Marinha ou Aeronáutica devem comunicar no ato do alistamento.

A Junta Militar de Gaúcha do Norte fica na sede da Prefeitura, esquina das ruas Pará e Brasília. Expediente das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas.

 


Fonte: Redação


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!