Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Incêndio consome mata em área do Parque Indígena do Xingu em MT

Fogo em linha de mais de 30 km devastou 210 mil hectares da reserva

NATUREZA | 26/09/2016 - 06:30:31

“Nos era mata muito fechada ainda. Eles tocavam fogo no campo. Quando chegava no mato, ele apagava. Hoje, com a mudança climática, favorece a queimada com o vento forte. Então, eles não têm esse controle”, explica Txicão.

Diante das mudanças no clima e na floresta, A Funai e outras entidades iniciaram uma campanha entre os moradores do Xingu sobre os perigos do fogo. O incêndio que começou no Xingu também atingiu a fazenda em Gaúcha do Norte, que faz divisa com o parque. A área de reserva e o pasto onde ficam os animais foram afetados pelo incêndio.

Segundo o vice-presidente do Sindicato Rural do município, o avanço do incêndio tira o sono de muitas pessoas na região. “Fora o impacto ambiental, a gente tem o impacto financeiro muito alto”, diz Luiz Bier.

As queimadas também provocam prejuízos para pequenos produtores de Rondônia, que dependem da roça para sobreviver.

A agricultora Raimunda da Silva tem um lote de dez hectares no Assentamento Santa Rita, em Porto Velho. Filha e neta de agricultores, ela sempre viveu da terra. Mas, a vida da dona Raimunda passou por uma grande mudança em setembro de 2015. Na época, um incêndio, que começou em um lote vizinho, se espalhou e destruiu a principal fonte de renda da agricultora. O fogo acabou com os cinco hectares de mandioca que ela usava para fazer farinha.

Hoje, depois de um ano, o mato já tomou conta da área queimada. Os poucos pés de mandioca que resistiram não têm forças para produzir. A casa de farinha está parada. Viúva, sem dinheiro e sem produção, dona Raimunda conta apenas com uma aposentadoria para sustentar o sítio e os dois netos que vivem com ela.

Histórias como a da agricultora se repetem por toda a região. Só em 2015, as queimadas atingiram 281 mil quilômetros quadrados. São cerca de 5% da superfície Amazônia Legal.

O problema desafia a ciência; prejudica agricultores, pecuaristas e povos indígenas; e provoca perdas incalculáveis para a natureza da região.

Além de afetar duramente a região, as queimadas também provocam problemas em escala global. Por ser a maior floresta tropical do mundo, a Amazônia cumpre um papel essencial para o clima do planeta. Quando a floresta brasileira é destruída, de maneira direta ou indireta, o mundo inteiro sai perdendo.


Fonte: G1


Cidade - 17/04/2024

Família de Gaúcha do Norte pede ajuda para custear exame de R$ 14 mil da filha de 1 ano e 11 meses

Merielly Victória da Silva Nilo foi diagnosticada com alta miopia com grau 23,5

SINDICATO RURAL - 16/04/2024

Núcleo da Aprosoja convida produtores rurais de Gaúcha do Norte para Ctecno Araguaia

Evento do agro acontece dia 25 de abril na MT-326 sentido Nova Nazaré

ELEIÇÕES 2024 - 16/04/2024

Coleta de biometria e transferência de título de eleitor vão até dia 08 de maio

Em Gaúcha do Norte atendimentos vão das 7h30 às 17 horas sem intervalo para almoço

Cidade - 15/04/2024

Atletas de Karatê de Gaúcha do Norte conquistam 17 medalhas durante II Campeonato em Santa Cruz do Xingu

Competição aconteceu no último sábado, dia 13

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-04-20 03:23:36' and cat='30' and cod_mega!='3112' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!