Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Gaúcha do Norte receberá forças federais para eleições 2014

Tropas do Exército devem reforçar a segurança e a logística das eleições em 12 municípios de MT

ELEIÇÕES 2014 | 24/09/2014 - 20:26:15

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou o envio de tropas do Exército para reforçar a segurança e a logística das eleições deste ano nas regiões de 12 municípios de Mato Grosso, entre eles Gaúcha do Norte, abrangendo ao todo 21 locais de votação. A medida foi decidida em sessão administrativa do Pleno do tribunal na noite de terça-feira (23) após pedido do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Conforme o acórdão do TSE, além de Gaúcha do Norte, o reforço federal também deverá ser destinado aos locais de votação das cidades de São Félix do Araguaia, Tangará da Serra, Feliz Natal, Campinápolis, Juara, Peixoto de Azevedo, General Carneiro, Barra do Garças, Brasnorte, Paranatinga e Rondolândia.

Aos todo, Mato Grosso possui 8.846 declarados índios (0,4% do eleitorado do estado inteiro) e 32 locais de votação instalados em aldeias indígenas ou em municípios com presença de eleitores indígenas.

Devido à atribuição federal do trato com indígenas e reservas, a Polícia Federal (PF) sempre fica incumbida de realizar a segurança nesses locais de votação. Porém, devido ao baixo efetivo policial e a situações de dificuldades ou de risco ao andamento normal do processo eleitoral, o TRE solicitou ao TSE que determinasse o reforço por tropas do Exército em 21 locais em Mato Grosso.

Esses locais se encontram em áreas e nas imediações de 12 municípios mato-grossenses próximos a 29 terras indígenas (segundo dados da Fundação Nacional do Índio), abrangendo eleitores de etnias como Xavante, Bororo, Rikbaktsa, Irantxe, Myky, Wauja, Ikpeng, Naravute, Apiaká, Kayabi, Bakairí, Kisêdjê, Kayapó, Zoró, Cinta Larga, Suruí de Rondônia, Karajá e Paresí.

 

Segurança e Logística
De acordo com o presidente do TRE, desembargador Juvenal Pereira da Silva, esta não é a primeira vez que forças federais devem atuar na segurança durante as eleições em Mato Grosso. Em 1986, já houve a participação do Exército, lembrou o desembargador.

O presidente também explicou que o reforço foi pedido especialmente por conta de aspectos logísticos das eleições em locais de votação indígenas, como na reserva Zoró, perto de Rondolândia (a 1.200 km de Cuiabá). Para se dirigir até a cidade, é necessário usar por estradas fora do próprio estado de Mato Grosso, passando pelo estado vizinho de Rondônia.

“As aldeias indígenas trazem uma certa preocupação não pelo silvícola em si, mas pelo local de votação que é de difícil acesso”, esclareceu o desembargador, mencionando a estrutura de que o Exército dispõe para a logística das eleições nas áreas em questão.

Com a presença da PF e do Exército, a Polícia Militar do estado deverá ficar responsável pela segurança dos demais 97% de locais de votação em Mato Grosso nessas eleições.


Fonte: CBN/ Edição: Cely Trevisan


Cidade - 17/04/2024

Família de Gaúcha do Norte pede ajuda para custear exame de R$ 14 mil da filha de 1 ano e 11 meses

Merielly Victória da Silva Nilo foi diagnosticada com alta miopia com grau 23,5

SINDICATO RURAL - 16/04/2024

Núcleo da Aprosoja convida produtores rurais de Gaúcha do Norte para Ctecno Araguaia

Evento do agro acontece dia 25 de abril na MT-326 sentido Nova Nazaré

ELEIÇÕES 2024 - 16/04/2024

Coleta de biometria e transferência de título de eleitor vão até dia 08 de maio

Em Gaúcha do Norte atendimentos vão das 7h30 às 17 horas sem intervalo para almoço

Cidade - 15/04/2024

Atletas de Karatê de Gaúcha do Norte conquistam 17 medalhas durante II Campeonato em Santa Cruz do Xingu

Competição aconteceu no último sábado, dia 13

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-04-20 05:28:48' and cat='30' and cod_mega!='626' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!