Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Gaúcha do Norte recebe evento de lançamento de vacinação da Febre Aftosa

Campanha de imunização bovina inicia neste domingo, dia 1º de novembro

PECUÁRIA | 30/10/2015 - 14:57:48

Durante a quinta-feira (29.10), a classe pecuarista participou do evento regional de lançamento da campanha de vacinação contra a febre aftosa realizado na Fazenda Barranco Alto no município de Gaúcha do Norte. Estiveram presentes no encontro, servidores do INDEA (Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso) e representantes da ACRIMAT (Associação dos Criadores de Mato Grosso).

A etapa de vacinação foi oficialmente lançada em um touro de pouco mais de 500 quilos em uma estrutura inaugurada com o evento de imunização do rebanho.

O gerente regional do INDEA Francisco Souto relatou sobre a escolha pelo município e pela propriedade para o lançamento da etapa de vacinação. “Ano passado o lançamento da regional foi realizado em Água Boa, esse pensamos em fazer em Gaúcha do Norte justamente por contarmos com a presença do prefeito ano passado, pela localização mais distante do município e por sempre ter colaborado e trabalhado de forma decente em todas as campanhas de vacinação. Quanto à fazenda, o proprietário da Barranco Alto é um representante da ACRIMAT que é um órgão parceiro do INDEA, buscamos o fortalecimento de vínculos ao mesmo tempo que mostramos a precocidade desse gado”, disse.

O prefeito Nilson Francisco Aléssio agradeceu pelo evento que aproxima o pecuarista ainda mais para a imunização dos animais e relembrou sobre a compra de gado na propriedade há 30 anos atrás.

O proprietário da fazenda, o médico veterinário Marcos Jacinto retratou sobre a importância da divulgação da vacinação. “É fundamental que a etapa seja divulgada e continuamos caminhando para a totalidade de rebanho imunizado”.

A diretora técnica do INDEA, a médica veterinária Daniella Soares de Almeida Bueno retratou que o produtor rural vem cumprindo com o papel dele, fazendo com que o índice e a eficiência de imunização do estado sejam os maiores do país. “Esse é o momento que o INDEA está mais próximo do produtor, e é quando conseguimos demonstrar para o país e para o público externo que compra a nossa carne, que somos eficientes no que fazemos”.

A segunda etapa de vacinação começa neste domingo, dia 1º de novembro e segue até o dia 30 do mesmo mês. Nesta etapa é obrigatória a vacinação de todo o rebanho bovino e bubalino, de mamando a caducando. A comunicação da imunização pode ser feita até 10 de dezembro nos escritórios locais do INDEA.

Devido a ausência do vírus da febre aftosa em Mato Grosso há aproximadamente 20 anos, um plano de retirada da vacinação é uma possibilidade. “O estado está prestes a dar um passo a frente e assumir um papel muito maior quanto a febre aftosa, para isso precisaremos fazer barreiras e fiscalizações para fortalecer nossas divisas, investimentos serão necessários para a defesa do estado. Esse é um plano que vamos construir em conjunto com a comunidade”, afirmou o presidente do INDEA, o médico veterinário Guilherme L. Nolasco.

“O pecuarista tem cumprido a lição quando o assunto é a imunização contra a doença”, reafirmou o secretário da ACRIMAT, Francisco de Sales Manzi.

O pecuarista Sergio Probst que está há 35 anos no município e é produtor desde então participou do evento, “esse lançamento em Gaúcha vem para valorizar os pecuaristas e reforçar a conscientização da vacinação”.

 

Barranco Alto

Propriedade passada de pai para filho, a fazenda Barranco Alto trabalha com pecuária desde 1974 e atua no ciclo completo de cria, recria e engorda além do processo de melhoramento genético do rebanho. “Selecionamos os melhores animais de cada safra e eles se tornam reprodutores com certificado junto ao Ministério da Agricultura, já o restante do rebanho que não foi selecionado como touro vai para o abate. Esse ano os animais que tínhamos para o abate apresentaram uma média de 23 meses com 19,6 arrobas”, pontuou o proprietário, o médico veterinário Marcos Jacinto.

Com produtividade de 11,2 arrobas por hectare afirma que os números comprovam que a fazenda se torna produtiva. “Primeiro tentamos nos manter na atividade, ser produtivo e ter renda e em segundo momento buscamos ser referência naquilo que fazemos, é um desafio que colocamos para ser referência na atividade”, finalizou.

 


Fonte: Redação: Cely Trevisan


Cidade - 17/04/2024

Família de Gaúcha do Norte pede ajuda para custear exame de R$ 14 mil da filha de 1 ano e 11 meses

Merielly Victória da Silva Nilo foi diagnosticada com alta miopia com grau 23,5

SINDICATO RURAL - 16/04/2024

Núcleo da Aprosoja convida produtores rurais de Gaúcha do Norte para Ctecno Araguaia

Evento do agro acontece dia 25 de abril na MT-326 sentido Nova Nazaré

ELEIÇÕES 2024 - 16/04/2024

Coleta de biometria e transferência de título de eleitor vão até dia 08 de maio

Em Gaúcha do Norte atendimentos vão das 7h30 às 17 horas sem intervalo para almoço

Cidade - 15/04/2024

Atletas de Karatê de Gaúcha do Norte conquistam 17 medalhas durante II Campeonato em Santa Cruz do Xingu

Competição aconteceu no último sábado, dia 13

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-04-19 00:22:38' and cat='30' and cod_mega!='1859' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!