Gaúcha do Norte,19 de Novembro de 2019 - Terça Feira

Gaúcha do Norte recebe curso de vacinação contra a Brucelose

Curso do Senar aconteceu nos dias 21 e 22 de outubro

22/10/2019 - 20:03:11


Nos dias 21 e 22 de outubro, o município de Gaúcha do Norte recebeu o curso do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/AR-MT) de vacinação contra a Brucelose. Uma doença infecciosa que está distribuída por todo o estado de Mato Grosso no rebanho bovino, afeta animais dentro do ciclo de reprodução e suas consequências são abortos, infertilidade temporária ou permanecente, bezerros fracos, causando assim grandes perdas econômicas.

O curso foi promovido pelo Sindicato Rural da cidade e contou com a parceria do médico veterinário Elton Jacob Maitelli do Departamento Municipal de Agricultura, do produtor Nédio Piacentini que disponibilizou o local e animais para a prática do curso de vacinação e da Agronorte. Os dois dias de curso foram ministrados pelo médico veterinário e instrutor do Senar, Rafael, e contou com aulas teóricas e práticas.

Durante o curso, foram abordados os conceitos sobre saúde animal, conceitos sobre vacina e imunidade, apresentação do mecanismo de disseminação da brucelose, apresentação do programa de erradicação da brucelose, serviços de defesa sanitária, biossegurança nas práticas de imunoprofilaxias.

“Essas informações agregam na biossegurança dos vacinadores, pois se trata de uma vacina altamente contaminante. Conscientização da doença sobre os prejuízos por ela causada. Novas estratégias de eliminação da doença nas propriedades, pois em todas as propriedades podemos encontrar a doença”, apontou o instrutor.


Fonte: Redação


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!