Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Gaúcha do Norte recebe ações do Agosto Dourado

Mês remete a importância do aleitamento materno

SAÚDE | 27/08/2018 - 20:02:21

A secretaria de Saúde através da Academia de Saúde promoveu uma conversa para tratar do Agosto Dourado, dos benefícios do aleitamento materno e incentivar a amamentação. Gestantes e mamães que amamentam participaram do encontro realizado no dia 22 de agosto, na sede da Academia, em Gaúcha do Norte.

A ação surgiu das agentes de saúde do PSF Ernesto Doleys e foi realizada por meio do grupo Gestar da Academia de Saúde. “Nesse mês de agosto, a saúde comemora o mês do aleitamento materno e pomove ações para conscientizar o quanto é importante amamentar. Percebemos que na nossa comunidade, tem muitas mães deixando de amamentar por motivos supérfluos e desistindo da amamentação no primeiro obstáculo que aparece. Com base nisso, essa ação vem com o objetivo de enfatizar a importância da amamentação, tanto para o bebê quanto para a mamãe”, apontou a coordenadora do grupo Gestar, a assistente social Rosiner Lobelein.

Elaine Pereira da Silva amamenta sua segunda filha, a pequena Luna de quatro meses de vida e falou sobre sua participação no grupo. “Para mim foi ótimo participar do grupo, mesmo eu já sendo mãe aprendi muita coisa. Pretendo amamentar ela até quando ela quiser, e o que mais me motiva é a saúde dela, e o momento da amamentação que é só nosso”, disse a mamãe.

Emocionada ao falar sobre a amamentação, Elaine ressaltou, “quem tem dificuldade em amamentar, tem que persistir, toda vez que vou amamentar fico emocionada”, finalizou a mamãe.

 

GRUPO GESTAR

O grupo é voltado para as gestantes. É realizado desde 2017 na academia de saúde, os encontros acontecem quinzenalmente às 14 horas nas quartas-feiras.

“Nos encontros trabalhamos todo tipo de tema relacionado a gestação. No início do ano questionamos as gestantes quais seriam os temas que elas gostariam que a gente trabalhasse. Para o segundo semestre vamos trazer os pais para o encontro e vamos trabalhar essa relação”, disse a coordenadora do grupo.

 

AGOSTO DOURADO

Mês dedicado ao incentivo a amamentação e que prevê a promoção de ações para tratar dos benefícios do aleitamento materno. A escolha do mês remete a semana mundial de amamentação, quanto a cor, o dourado faz alusão à definição da OMS (Organização Mundial da Saúde) para o leite materno: alimento de ouro para a saúde dos bebês.

A amamentação exclusiva até os seis meses pode, de acordo com especialistas, prevenir doenças e reduzir a mortalidade infantil. Seus benefícios para o bebê vão desde fortalecer a imunidade até diminuir o risco de câncer infantil. Já os benefícios para a mamãe vão da redução do risco de hemorragias e anemia pós-parto até o aumento da autoestima.


Fonte: Redação


Cidade - 17/04/2024

Família de Gaúcha do Norte pede ajuda para custear exame de R$ 14 mil da filha de 1 ano e 11 meses

Merielly Victória da Silva Nilo foi diagnosticada com alta miopia com grau 23,5

SINDICATO RURAL - 16/04/2024

Núcleo da Aprosoja convida produtores rurais de Gaúcha do Norte para Ctecno Araguaia

Evento do agro acontece dia 25 de abril na MT-326 sentido Nova Nazaré

ELEIÇÕES 2024 - 16/04/2024

Coleta de biometria e transferência de título de eleitor vão até dia 08 de maio

Em Gaúcha do Norte atendimentos vão das 7h30 às 17 horas sem intervalo para almoço

Cidade - 15/04/2024

Atletas de Karatê de Gaúcha do Norte conquistam 17 medalhas durante II Campeonato em Santa Cruz do Xingu

Competição aconteceu no último sábado, dia 13

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-04-19 22:47:00' and cat='30' and cod_mega!='4426' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!