Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Gaúcha do Norte: Prefeito e representantes da educação buscam melhorias para transporte escolar

Reunião foi realizada com secretário de Estado de Educação em Cuiabá

EDUCAÇÃO | 01/09/2015 - 15:56:24

O prefeito de Gaúcha do Norte, Nilson Francisco Aléssio, juntamente com o diretor da Escola Gervásio dos Santos Costa, Adelson Vieira Farias e o assessor pedagógico Adir Rosa Silva foram recebidos na quinta-feira (27.08) pelo secretário de Estado de Educação, Permínio Pinto, em Cuibá para discutir as demandas do município sobre o transporte escolar.

Dentre as reivindicações estão o aumento no repasse no quilômetro rodado e a disponibilidade de mais ônibus escolares. O secretário se comprometeu em fazer um estudo minucioso, e incluir as solicitações no orçamento para 2016.

Hoje o transporte escolar do município percorre um total de 2.951 (dois mil, novecentos e cinquenta e um) quilômetros diários. "O repasse da Seduc é de aproximadamente R$ 60 mil por mês, mas o gasto chega a R$ 80 mil. São cerca de 19 linhas escolares, sendo oito linhas terceirizadas e por conta das estradas, encarece o valor", disse o prefeito de Gaúcha do Norte.

De acordo com o secretário, o incremento maior tem sido para os municípios que sofrem mais, ou seja, que recebem menos, mas que acabam assumindo obrigações maiores. "Estamos corrigindo estas distorções e a cada semestre vamos conceder um reajuste, por isso ainda vai demandar cerca de três ou quatro semestres para recuperar a situação", explicou.

Quanto a ônibus novos para atender a região, conforme solicitado pelo prefeito, o secretário apontou, “estamos programando novas aquisições para o ano que vem. No mês de setembro estamos quitando a última parcela dos ônibus comprados no passado”.

Estrutura física, mobiliário, construção de escolas indígenas e cobertura da quadra também fizeram parte das reivindicações. Para atender a demanda atual da educação indígena, 28 salas de aulas devem ser construídas em aldeias do baixo, médio e alto Xingu, sendo 10 salas pertencentes ao município de Gaúcha do Norte distribuídas em aldeias como Kuikuro, Awrá e Kalapalo, entre outras.

"Indígenas da região que conhecem a realidade local vão estar integrados com a nossa equipe de engenheiros para uma ação de construção. É preciso formatar um plano de ação para o ano que vem executarmos", frisou Permínio Pinto.

Para o prefeito, a reunião foi proveitosa. "Fomos ouvidos e certificados do que pode e o que ainda não é possível ser feito. Tivemos avanços, foi uma reunião produtiva", avaliou.

Os representantes municipais aproveitaram o momento para agradecer o recebimento de um veículo UNO e já solicitando a troca do veículo por uma caminhonete devido a logística do período de chuvas, e de um barco com motor recebidos no dia 21 e 22 de agosto, respectivamente, entregues pela secretária adjunta, Juliana Formiga. O barco com motor fica na aldeia Kuikuro devido questões de logística e o veículo na sede da assessoria pedagógica, anexa a escola estadual Gervásio dos Santos Costa.

 

 
Entrega do veículo Uno e ao lado, do barco e motor.


Fonte: Assessoria Seduc/MT - Edição: Cely Trevisan


PRIMACREDI - 28/03/2024

Primacredi promove ação de Páscoa para crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

O período da Páscoa é momento de reflexão e até mesmo a criança tem que começar a ter esse entendimento que tudo parte de um sacrifício

COOPERATIVISMO - 28/03/2024

Sicoob promove ação de Páscoa para crianças de projeto social

Ação contou com a presença do Coelhinho da Páscoa e distribuição de caixa de chocolate a cada criança

PECUÁRIA - 28/03/2024

Sindicato Rural convida pecuaristas de Gaúcha do Norte para reunião da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG)

Programa vai oferecer assistência técnica em bovinocultura de corte para propriedades de Gaúcha do Norte

CIDADE - 27/03/2024

APAE de Gaúcha do Norte recebe ação de Páscoa do Sicoob

Tenho certeza de que cada um deles vai chegar em casa contando que o coelhinho estava aqui...

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-03-29 02:32:42' and cat='30' and cod_mega!='1619' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!