Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Gaúcha do Norte é representada no 1° encontro de capacitação sobre a metodologia do Selo UNICEF e do 1° Fórum Comunitário

Evento foi realizado nos dias 12 e 13 de março, em Cuiabá

CIDADE | 16/03/2018 - 06:02:00

Nos dias 12 e 13 de março de 2018, representantes do município de Gaúcha do Norte/MT participaram do 1° encontro de capacitação sobre a metodologia do selo UNICEF, no auditório da AMM - (associação mato-grossense dos municípios).

A oficina é resultado de uma aliança com o governo do estado, que disponibilizou suas equipes gestoras para fazerem parte deste diálogo promovido pelo selo unicef com os municípios e a parceria com o instituto PEABIRU e a APDM (associação para desenvolvimento social dos municípios do estado do mato grosso).

O selo UNICEF é uma iniciativa do fundo das nações unidas para a infância – UNICEF voltada à redução das desigualdades e à garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes previstos na convenção sobre os direitos da criança e no estatuto da criança e do adolescente (eca). Realizado em parceria com os municípios do semiárido e da Amazônia, o selo UNICEF busca contribuir com o fortalecimento das políticas públicas direcionadas à infância e à adolescência, com o desenvolvimento das capacidades dos gestores municipais e com o estímulo à mobilização social e à participação dos adolescentes.

Ao participar do selo UNICEF, os municípios assumem o compromisso de elaborar um diagnóstico da situação da população de 0 a 18 anos incompletos e um plano municipal de ação para enfrentar os principais problemas que afetam essa população nos territórios, sempre de forma participativa.

Os municípios também se comprometem a desenvolver ações nas áreas de saúde, educação, proteção e participação social de crianças e adolescentes e a monitorar os resultados alcançados por meio de indicadores e de debates em fóruns comunitários.

Para isso acontecer, a prefeitura e o conselho municipal de direitos da criança e do adolescente (CMDCA) mobilizam pessoas e organizações dos diversos setores da sociedade civil, tais como crianças, adolescentes, famílias, escolas, serviços públicos, conselheiros tutelares, comunidades locais e tradicionais, grupos religiosos, culturais e esportivos, veículos de comunicação e empresas, num movimento indispensável para o sucesso da iniciativa.

O evento tem por objetivo promover a capacitação de gestores e técnicos municipais, conselheiros de direitos e adolescentes, visando contribuir com a qualificação de sua atuação nos processos de elaboração, execução, monitoramento, avaliação, protagonismo juvenil e controle social de políticas públicas intersetoriais, por meio de ferramentas de gestão por resultados e com enfoque em equidade. A UNICEF também monitora e avalia os resultados nas condições de vida das crianças e adolescentes, certificando os municípios que conseguem avanços reais nessa relevante agenda.

A iniciativa conta com a parceria dos governos estaduais, APDM, UNDIME, COEGEMAS, da organização não governamental instituto PEABIRU e o apoio da CEMAR, CELPA, ENERGISA e NEVE.


Fonte: Redação


Cidade - 17/04/2024

Família de Gaúcha do Norte pede ajuda para custear exame de R$ 14 mil da filha de 1 ano e 11 meses

Merielly Victória da Silva Nilo foi diagnosticada com alta miopia com grau 23,5

SINDICATO RURAL - 16/04/2024

Núcleo da Aprosoja convida produtores rurais de Gaúcha do Norte para Ctecno Araguaia

Evento do agro acontece dia 25 de abril na MT-326 sentido Nova Nazaré

ELEIÇÕES 2024 - 16/04/2024

Coleta de biometria e transferência de título de eleitor vão até dia 08 de maio

Em Gaúcha do Norte atendimentos vão das 7h30 às 17 horas sem intervalo para almoço

Cidade - 15/04/2024

Atletas de Karatê de Gaúcha do Norte conquistam 17 medalhas durante II Campeonato em Santa Cruz do Xingu

Competição aconteceu no último sábado, dia 13

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-04-19 20:39:30' and cat='30' and cod_mega!='4059' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!