Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Gaúcha do Norte, Canarana e Querência plantaram mais de 800 mil hectares de soja

AGRICULTURA | 17/05/2017 - 10:52:41

Os municípios de Canarana, Gaúcha do Norte e Querência, juntos, plantaram na última safra de soja mais de 800 mil hectares de lavoura. Os dados não são oficiais, mas fazem parte de um levantamento realizado pelo Jornal O Pioneiro (Canarana).

Em Canarana, conforme o presidente do Sindicato Rural, Arlindo Cancian, a área de soja na safra 2016/17 foi de 250 mil hectares. Em Gaúcha do Norte, conforme a presidente do Sindicato Rural, Neusa Cecilia Wessner, o município plantou 220 mil hectares da oleaginosa. Já o presidente do Sindicato Rural de Querência, Gilmar Dell´Osbel, disse que o município deve ter plantado mais de 350 mil hectares de soja na última safra. A soma alcança 820 mil hectares nos três municípios.

Mas o que chama a atenção é o potencial de crescimento dos três municípios. Em Canarana e Gaúcha do Norte, estima-se que a área plantada de soja possa chegar a 400 mil hectares e 450 mil hectares em Querência, o que daria 1,250 milhão de hectares com a oleaginosa nos três municípios.

Gaúcha do Norte

Em entrevista ao Jornal O Pioneiro, Neusa Cecilia Wessner disse que Gaúcha do Norte tem várias áreas com problemas ambientais (embargos), o que tem impedido um maior crescimento da área plantada. “Nós acreditamos que com esse novo sistema, o Sicar [Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural], temos esperança de resolver esses impasses”, disse a presidente.

Neusa também falou que o município enfrenta problemas de armazenagem e de logística. Atualmente há capacidade de armazenar apenas 60% da produção de soja produzida em Gaúcha do Norte, ou seja, se não for escoando, não há espaço para armazenar toda a produção local. “Aí que vem os problemas para escoar, porque até o momento não temos nenhuma ligação asfáltica e chega a dar problemas de atoleiros que impedem o tráfego. Isso encarece o frete e sobra para nós pagar a conta”, falou.

A safra de soja desse ano foi muito boa em Gaúcha do Norte, com uma média acima de 50 sacas de produtividade por hectare. Já a safra de milho, em andamento, também está em bom desenvolvimento. Gaúcha do Norte plantou 70 mil hectares de milho na atual safra.

 


Fonte: O Pioneiro


PRIMACREDI - 28/03/2024

Primacredi promove ação de Páscoa para crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

O período da Páscoa é momento de reflexão e até mesmo a criança tem que começar a ter esse entendimento que tudo parte de um sacrifício

COOPERATIVISMO - 28/03/2024

Sicoob promove ação de Páscoa para crianças de projeto social

Ação contou com a presença do Coelhinho da Páscoa e distribuição de caixa de chocolate a cada criança

PECUÁRIA - 28/03/2024

Sindicato Rural convida pecuaristas de Gaúcha do Norte para reunião da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG)

Programa vai oferecer assistência técnica em bovinocultura de corte para propriedades de Gaúcha do Norte

CIDADE - 27/03/2024

APAE de Gaúcha do Norte recebe ação de Páscoa do Sicoob

Tenho certeza de que cada um deles vai chegar em casa contando que o coelhinho estava aqui...

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-03-29 06:03:23' and cat='30' and cod_mega!='3507' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!