Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Gaúcha do Norte: administração busca alternativas para melhorar transporte escolar

Projeto de lei busca a contratação de operação de crédito para aquisição de veículos

EDUCAÇÃO | 15/07/2015 - 14:04:40

Com população estimada em pouco mais de 8 mil habitantes, a área da educação de Gaúcha do Norte possui cerca de 362 alunos distribuídos entre ensino municipal e estadual que dependem diariamente do transporte escolar para chegar até as unidades de ensino.

Para atender esse total de alunos, atualmente o município possui 18 linhas escolares, sendo 10 (dez) com veículos próprios e outras 8 (oito) com veículos terceirizados.

Segundo dados colhidos junto ao setor de transporte escolar do município, das linhas escolares terceirizadas, 4 (quatro) estão concentradas com transporte até o município de Gaúcha do Norte como é o caso de: Linha Recanto do Vaqueiro (com cerca de 315 km de extensão); Linha Zemolin (135 km); Linha Dalmolin (144 km); Linha Equus (180 km). Outras 4 (quatro) linhas escolares transportam os alunos até a escola Botuverá, localizada na comunidade Madre Paulina, como é o caso de: Linha Araguari (100 km); Linha São Carlos (275 km); Linha Ciola 1 (103 km); Linha Ciola 2 (104 km).

A compra de mais ônibus escolares se justifica inicialmente pela necessidade de proporcionar maior segurança e comodidade aos alunos, quesitos básicos quando se trata de transporte escolar, assim como o gasto mensal com pagamento do transporte escolar terceirizado, que hoje está estimado entre 70 e 80 mil reais.

Outro fator determinante para a aquisição de veículos é o atendimento de determinadas regiões com implantação de micro-ônibus para que os estudantes possam acordar um pouco mais tarde e chegar de volta um pouco mais cedo em casa, eliminando a realidade de embarques que acontecem às 3 horas da manhã.

Com base nessa realidade, a administração de Gaúcha do Norte elaborou o projeto de lei n° 025 de 2015 e encaminhou ao Legislativo buscando justamente a contratação de operação de crédito junto ao Banco do Brasil para aquisição de ônibus e micro-ônibus, sendo para tornar a frota totalmente própria e substituir outros veículos que estão em condições precárias de rodagem. O projeto foi aprovado por 3 (três) vereadores, outros 6 (seis) representantes do povo votaram contra o documento, sendo assim, prevalece a decisão da maioria. Após a divulgação do resultado, houve a veiculação em redes sociais que o financiamento não seria viável, pois ficaria como conta para a próxima gestão. Sendo que, a aquisição de veículos vem para beneficio da educação.

O crédito requerido no valor de R$ 1.800.000,00 (um milhão e oitocentos mil reais) e dentro do programa “Caminho da Escola” seria o suficiente para a aquisição de um montante variando de 8 a 10 ônibus escolares necessários para suprir a atual demanda do transporte escolar municipal.

Analisando toda a situação, perguntasse; até o final da atual gestão restam ainda um ano e meio, será que os ônibus escolares que estão rodando hoje no município vão atender a demanda até lá? Ou iremos continuar presenciando mensalmente as faltas escolares de um número significativo de alunos nas salas de aula, provenientes de problemas mecânicos nos veículos? E cenas de ônibus escolares lotados de alunos parados no meio da estrada precisam continuar?

Para os vereadores que votaram a favor fica o agradecimento de toda classe estudantil que usufrui do sistema. Vocês mostraram que estão preocupados com nossos alunos e com a educação do município. Pois quem utiliza esses veículos, sabe da real situação, das dificuldades enfrentadas e das possibilidades de ter seu rendimento escolar prejudicado.

 

 


Fonte: Assessoria prefeitura


Cidade - 17/04/2024

Família de Gaúcha do Norte pede ajuda para custear exame de R$ 14 mil da filha de 1 ano e 11 meses

Merielly Victória da Silva Nilo foi diagnosticada com alta miopia com grau 23,5

SINDICATO RURAL - 16/04/2024

Núcleo da Aprosoja convida produtores rurais de Gaúcha do Norte para Ctecno Araguaia

Evento do agro acontece dia 25 de abril na MT-326 sentido Nova Nazaré

ELEIÇÕES 2024 - 16/04/2024

Coleta de biometria e transferência de título de eleitor vão até dia 08 de maio

Em Gaúcha do Norte atendimentos vão das 7h30 às 17 horas sem intervalo para almoço

Cidade - 15/04/2024

Atletas de Karatê de Gaúcha do Norte conquistam 17 medalhas durante II Campeonato em Santa Cruz do Xingu

Competição aconteceu no último sábado, dia 13

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-04-19 19:54:21' and cat='30' and cod_mega!='1427' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!