Gaúcha do Norte,27 de Setembro de 2020 - Domingo

Equipe do Corpo de Bombeiros está em Gaúcha do Norte para fiscalizar e combater focos de incêndio

A permanência da equipe no município vai até o início de outubro e vem de encontro com o período proibitivo de queimadas na zona rural

QUEIMADAS | 03/08/2020 - 12:05:41


Desde final de julho, uma equipe do 3° Batalhão do Corpo de Bombeiros de Rondonópolis está em Gaúcha do Norte com o objetivo de fiscalizar e combater focos de calor. A permanência da equipe no município vai até o início de outubro e vem de encontro com o período proibitivo de queimadas na zona rural, além dos altos números de queimadas registrados em anos anteriores.

O período proibitivo de queimadas na zona rural foi estabelecido através do decreto estadual N° 535/2020 entre 1° de julho e 30 de setembro. “O decreto proíbe o uso de fogo para limpeza e manejo de áreas. Nesse período é proibido qualquer tipo de queimadas e a prática pode resultar em multa e detenção, por isso é importante a conscientização em não colocar fogo”, apontou o 2° Tenente Fraga.

“Os focos de calor são identificados através de satélite e repassados à nossa equipe. Nós estaremos nos deslocando até o local, seja para fiscalizar, combater e, se preciso for, autuar o proprietário”, complementou o Fraga.

Segundo dados do INPE –Bdqueimadas, em 2019 foram detectados 8.739 focos de calor em Gaúcha do Norte, já em 2020, 5.227 focos até o momento.

Confira o depoimento completo do 2° Tenente Fraga.


Fonte: Redação


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!