Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Em Gaúcha do Norte o treinamento de NR 31.8 está entre os mais demandados

Demanda também aparece no setor de máquinas e implementos agrícolas

SEGURANÇA NO TRABALHO | 09/02/2018 - 12:00:13

Treinamento de NR 31.8 em Gaúcha do Norte

"Os treinamentos de Normas Regulamentadoras (NRs) estão entre os mais demandados junto ao Sindicato e, quem nos auxilia na capacitação de profissionais para atuar nesta área é o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT)", conta a presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Gaúcha do Norte, Neusa Cecilia Wessner. "Além destes, os eventos voltados para capacitar profissionais que irão trabalhar no setor de máquinas e implementos agrícolas também estão nesta lista", complementa.

A mobilizadora do Sindicato Rural de Gaúcha do Norte, Lázara Rodrigues acrescenta que o SENAR-MT oferece treinamento de seis NRs. “Porém o mais demandado em nosso sindicato  é o de NR 31.8 que tem o objetivo de mostrar ao participante como se aplica as medidas de prevenção de acidentes e doenças no trabalho com agrotóxico. Tudo isso de acordo com a NR”, explica.

Lázara acrescenta ainda que assuntos como exposição direta e indireta aos agrotóxicos, leitura de bulas, rótulos e ficha de emergência estão em pauta durante o treinamento de NR 31.8. "Mas não é só isso. O conteúdo é bem extenso e os participantes têm a oportunidade de discutir temas como as medidas higiênicas durante e após o trabalho e até a legislação aplicável à lavagem de equipamentos de proteção individual (EPI)".

Há quatro anos como instrutor credenciado junto ao SENAR-MT, Roberto Vicente da Silva ministra treinamentos de seis normas regulamentadoras (NRs). Dentre elas, a de NR 31.8 Segurança no Trabalho – Aplicação de Agrotóxico, um dos mais solicitados junto aos Sindicatos de Produtores Rurais de todo o Estado. Ele conta que o mercado tem buscado profissionais qualificados e habilitados para atuar nesta área. "O SENAR-MT está acompanhando essa necessidade e, por isso, tem uma demanda muito alta para realizar estes treinamentos".

Silva conta ainda que o perfil dos participantes que buscam capacitação neste setor varia bastante. “Tem pessoas que já trabalham na área e querem novidades e atualizam, mas também tem outros que fazem este treinamento para se capacitar e entrar neste mercado que é bastante carente de mão de obra qualificada”.

Para o produtor rural, o recado do instrutor credenciado junto ao SENAR-MT é que cada vez mais capacite profissionais para atuar nesta área. "Isso porque vai evitar problemas com o Ministério de Trabalho e Emprego (MTE) e ainda vai incentivar o seu colaborador. Um profissional capacitado desenvolve sua atividade com mais qualidade", enfatiza.

O médico veterinário, Augusto Carlos Niedernayer, tem oito anos de profissão e conta que presta assistência técnica nas lavouras. "Em função disso acho necessário me capacitar para desenvolver a atividade com mais segurança. A evolução é constante e, por isso, pensei em fazer este treinamento não só para obter o conhecimento, mas também para poder ajudar e orientar as pessoas que trabalham nas fazendas que visito", conta.

Já o operador de máquinas agrícolas, Valdemir de Lima Rosa, optou pelo treinamento de NR 31.8 em função de uma solicitação da empresa onde trabalha. Ele conta que já fez vários treinamentos do SENAR-MT para se capacitar e atuar no setor de máquinas e implementos agrícolas. "Mas na área de saúde e segurança no trabalho este de NR foi o primeiro".

Rosa trabalhava na cadeia produtiva da bovinocultura. Apesar de ter nascido e se criado no campo e ter feito sua carreira sempre voltada para as atividades do setor do agronegócio, o operador de máquinas destaca que treinamentos, cursos e conhecimento são primordiais. "Não perco nenhuma oportunidade, porque sei que além de agregar valor ao meu trabalho,  também é importante para o meu currículo".

Além do treinamento de NR 31.8,  o SENAR-MT, em parceria com os Sindicatos de Produtores Rurais, oferece  treinamentos de NR 10 – Segurança em Instalações e serviços de eletricidade, NR 12 Segurança no Trabalho – máquinas e equipamentos, NR 31.12- segurança no trabalho – em máquinas e implementos agrícolas, NR 33 – espaço confinado e ainda o de NR 35 Trabalho em Altura. Os interessados devem procurar o sindicato rural de seu município para ver se há turmas previstas para 2018 e se há vagas.


Fonte: Assessoria SENAR


Cidade - 17/04/2024

Família de Gaúcha do Norte pede ajuda para custear exame de R$ 14 mil da filha de 1 ano e 11 meses

Merielly Victória da Silva Nilo foi diagnosticada com alta miopia com grau 23,5

SINDICATO RURAL - 16/04/2024

Núcleo da Aprosoja convida produtores rurais de Gaúcha do Norte para Ctecno Araguaia

Evento do agro acontece dia 25 de abril na MT-326 sentido Nova Nazaré

ELEIÇÕES 2024 - 16/04/2024

Coleta de biometria e transferência de título de eleitor vão até dia 08 de maio

Em Gaúcha do Norte atendimentos vão das 7h30 às 17 horas sem intervalo para almoço

Cidade - 15/04/2024

Atletas de Karatê de Gaúcha do Norte conquistam 17 medalhas durante II Campeonato em Santa Cruz do Xingu

Competição aconteceu no último sábado, dia 13

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-04-20 00:20:45' and cat='30' and cod_mega!='3964' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!