Gaúcha do Norte,24 de Setembro de 2018 - Segunda Feira

Diabetes e suas complicações é tema de palestra em Gaúcha do Norte

Todos os diabéticos e hipertensos estão convidados a participar dos encontros

10/04/2018 - 06:18:14


As inúmeras complicações que o diabetes pode provocar ao organismo dos pacientes portadores foram abordadas no encontro no grupo Hiperdia da Academia de Saúde, em Gaúcha do Norte. A palestra foi ministrada na tarde de segunda-feira (09), pela enfermeira Cíntia Rodrigues Dias Mauro.

O diabetes é uma síndrome metabólica, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos, causando um aumento da glicose (açúcar) no sangue. Suas complicações podem afetar os rins, a visão, os nervos, além de apresentar mais chances de doenças cardiovasculares como infarto ou AVC.

Motivos e estatísticas de pessoas afetadas pela doença fizeram parte da explanação.

Para que os portadores da doença possam evitar as complicações no organismo, a enfermeira relatou algumas prevenções como: manter o peso ideal, não fumar, controlar a pressão arterial; praticar atividade física regular e cuidar da alimentação, ingerindo alimentos ricos em vitaminas que auxiliam no controle da doença.

HIPERDIA

O grupo destina-se ao cadastramento e acompanhamento de portadores de hipertensão arterial e/ou diabetes atendidos na rede ambulatorial do Sistema Único de Saúde – SUS. Os encontros acontecem às segundas-feiras às 14horas na academia de saúde Loida Feroldi, abaixo do ginásio de esportes. 

Todos os diabéticos e hipertensos estão convidados a participar dos encontros.


Fonte: Redação


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!