Gaúcha do Norte,04 de Dezembro de 2020 - Sexta Feira

Dia D de vacinação antirrábica acontece no dia 24 de outubro em Gaúcha do Norte

Vacinação acontece das 7 às 17 horas no Campo Municipal (Campão) e no PSF Ernesto Doleys (Vila Nova)

SAÚDE ANIMAL | 20/10/2020 - 18:05:34


No sábado, dia 24 de outubro, a secretaria municipal de Saúde de Gaúcha do Norte realiza o Dia D de vacinação contra a raiva animal em cães e gatos, das 7 às 17 horas no Campo Municipal e no PSF Ernesto Doleys (Vila Nova).

Animais acima de quatro meses de vida devem receber a dose anual da vacina. É hora de retribuir toda alegria que seu amigo traz para sua vida.

CAMPANHA

A Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica tem imunizado cães e gatos na zona rural de Gaúcha do Norte é desenvolvida por profissionais das vigilâncias Sanitária e Ambiental. Iniciada a alguns meses na zona rural,  1.425 animais (1.052 cães e 373 gatos) já foram imunizados e mais de 1.000 (mil) km de estradas percorridos em diversas linhas rurais. A meta do município é imunizar 2.150 animais (cães e gatos).

Para a médica veterinária Kassia Renostro Ducatti, a raiva está relativamente controlada no Brasil e em Mato Grosso, então o objetivo dessa campanha é manter os baixos índices de raiva em animais domésticos. “É necessário vacinarmos esses animais para manter o controle da raiva. Cães e gatos são os mais próximos do ser humano, brincam com as crianças, podem arranhar e transmitir a doença caso estejam infectados”, apontou.

DOENÇA

A raiva é uma doença letal (não tem tratamento), assim, a única medida é a prevenção através da vacinação. A zoonose é transmissível para qualquer mamífero, tanto gato, cachorro ou ser humano.

 

 


Fonte: Redação


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!