Gaúcha do Norte,15 de Outubro de 2019 - Terça Feira

CTG Porteira do Xingu comemora a Semana Farroupilha em Gaúcha do Norte

Baile, formatura do curso de dança de casais, jantar, cavalgada, missa e almoço fizeram parte da comemoração

26/09/2019 - 21:49:52


A Semana Farroupilha foi comemorada em grande estilo no município de Gaúcha do Norte. A comemoração promovida pelo CTG Porteira do Xingu e apoiadores iniciou no sábado (14.09) com baile e animação do Grupo Bailanta e formatura do curso de dança de 31 casais, sendo 20 adulto e 11 casais infantis.

O evento aconteceu no Salão Paroquial da Igreja Católica e contou com aquela belíssima decoração que lembra a cultura gaúcha. Os casais receberam o certificado após dois meses de curso e aprenderem a dançar a Vaneira, Xote, Chamamé, Rancheira e Valsa. Já os casais infantis aprenderam a Vaneira e o Xote.

Durante a semana de comemorações, mateada e jantar a base de carreteiro foram realizados na sede do CTG.

Encerrando com chave de ouro a Semana Farroupilha, no domingo dia 22 de setembro aconteceu a Cavalgada, Hasteamento das Bandeiras, Missa Crioula e Almoço com Costelão ao som de Mineiro e Zezinho Gaiteiro.

O patrão do CTG Porteira do Xingu, Getulio Furlan, falou sobre os eventos realizados em prol da Semana Farroupilha, “começamos com o baile e formatura da dança, um baile muito bom para homenagear a cultura gaúcha. Cavalgada, missa crioula e almoço, tudo tentando fazer o melhor para a população, homenagear e reforçar a cultura aqui em nossa cidade.

O que é a Semana Farroupilha

A Semana Farroupilha é um evento festivo da Cultura gaúcha, que se comemora de 13 a 20 de setembro com homenagem a líderes da Revolução Farroupilha. O evento lembra o começo da Revolução Farroupilha que ocorreu em 20 de setembro de 1835, mais longa revolução do Brasil, que durou quase dez anos e tinha como ideal liberdade, igualdade e humanidade. A semana farroupilha é uma semana que todos gaúchos vão pras ruas comemorar, tomando um chimarrão e celebrando com desfiles, shows e se caracterizando de forma adequada. Com as moças de vestido de prenda e os homens de bombacha, lenço, guaiaca, chapéu, entre outros.

 

Clique aqui para conferir as fotos da cavalgada, missa crioula e almoço!


Fonte: Redação


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!