Gaúcha do Norte,15 de Outubro de 2019 - Terça Feira

Conselheiros tutelares serão eleitos no próximo domingo

Em Gaúcha do Norte, 7 (sete) candidatos disputam 5 (cinco) vagas

30/09/2019 - 12:42:39


No próximo domingo (6), o Brasil vai eleger os conselheiros tutelares que vão trabalhar pelos próximos quatro anos em prol dos direitos de crianças e adolescentes. Em Gaúcha do Norte, sete candidatos disputarão cinco vagas. Os cinco candidatos mais votados assumem o posto de conselheiro no dia 10 de janeiro, os demais permanecem como suplentes.

O local de votação acontece na Escola Municipal de Educação Básica Bem Me Quer entre às 08 e às 17 horas. Podem votar eleitores que estiverem com o título ativo no município. Além do título, é necessário levar um documento com foto.

Os candidatos ao pleito passaram por um processo de seleção que envolveu capacitação, prova escrita e psicológica além de apresentar comprovantes de ficha criminal sem registros.

O conselheiro é quem vai estar ouvindo o cidadão que tiver alguma demanda relacionada à violação de direito, por exemplo, na área de educação, saúde ou mesmo situações em que uma criança esteja sofrendo abuso, maus-tratos, entre outros.

Confira quem são os candidatos ao Conselho Tutelar de Gaúcha do Norte. Lembrando que cada eleitor pode votar em apenas um candidato.

Qual a importância do conselheiro tutelar para a população?

O conselheiro busca dentro da rede de serviços a garantia de direitos para essa criança ou adolescente. Ele é interlocutor com políticas públicas para promover a garantia dos direitos.

Ele que fará abordagem em famílias, independentemente de classe, cor ou gênero, quando estiver ocorrendo uma violação.

Qual perfil ideal para ser conselheiro?

Deve ser uma pessoa que entenda que está trabalhando para garantir os direitos da criança, independente de seus interesses pessoais. Tem que entender da legislação, do ECA, das suas responsabilidades e a importância da  sua função.

Por que a população deve se interessar em votar?

O Conselho Tutelar surge na sua origem como uma forma de a sociedade participar e poder intervir nas situações, tanto que o conselheiro tem que ser alguém da comunidade, que conheça a rotina, a organização daquela comunidade. Por isso, a importância de votar.


Fonte: Redação


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!