Gaúcha do Norte,18 de Junho de 2019 - Terça Feira

Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes é tema de encontro do Bolsa Família

Palestra foi promovida pela Polícia Militar de Gaúcha do Norte

29/05/2019 - 06:27:41


Relatos de agressões sexuais, comportamento inadequado para a idade, dificuldade em adaptar-se a escola, mudança de comportamento, aversão ao contato físico, fuga de casa, auto-flagelação e depressão crônica são alguns dos sinais de alerta que crianças e adolescentes abusadas podem desenvolver. A abordagem foi direcionada aos beneficiários do programa Bolsa Família e promovida pelo 3° Sargento PM Matheus Rugerri, comandante da PM de Gaúcha do Norte. O encontro mensal é promovido pelo CRAS e aconteceu na tarde de terça-feira (28.05), no Centro de Convivência dos Idosos.

Os tipos de abuso e exploração sexual foram relatados no encontro, assim como a responsabilidade dos pais e responsáveis de identificar a mudança de comportamento de seus filhos e buscarem ajuda.

Segundo a psicóloga do CRAS, Raquel Puhl, a palestra vem de encontro com a campanha de 18 de Maio (Dia Nacional de Combate ao Abuso e à exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes), como forma de conscientizar as famílias sobre um cuidado especial com as crianças e adolescentes e a necessidade de denunciar os casos.

Para o comandante, o ingresso de parceiros estranhos ao lar de famílias em zona de risco fomenta a prática do crime. “A maioria dos abusos são praticados por familiares e conhecidos da família e é necessário ficar atento para prevenir e quando acontecer, denunciar. O abuso sexual causa traumas e consequências que a criança vai levar para o resto da vida”, disse Rugerri.

“Alguns casos de abuso sexual em Gaúcha do Norte chegam até a polícia, mas sabemos que o número real é bem maior, pois muitos não são denunciados por medo e vergonha. Quando o caso chega até nós, acionamos o Conselho Tutelar para acompanhar a ocorrência, procuramos identificar o agressor, confeccionar o Boletim de Ocorrência com o maior número de elementos e informações possíveis e posteriormente encaminhamos para a Polícia Civil para que seja feita uma investigação e que sejam tomadas as devidas providências”, finalizou o comandante.

Sorteio de brindes e lanche fizeram parte do evento.

 

Ajude a combater a violência sexual contra crianças e adolescentes!

Não seja cúmplice! Abuso Sexual é Crime!

Denuncie (66) 98448-4966
PMMT Gaúcha do Norte


Fonte: Redação


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!