Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Comandante da PM de Gaúcha do Norte participa de capacitação em Primavera do Leste

Capacitação vai auxiliar na reativação do CONSEG

SEGURANÇA PÚBLICA | 22/08/2021 - 18:49:15

I Curso de Polícia Comunitária em Primavera do Leste - Foto por: Assessoria / Sesp-MT

A parceria entre as instituições e os Conselhos Comunitários de Segurança (Conseg’s) foi um dos principais fatores para que Primavera do Leste recebesse o I Curso Intensivo de Polícia Comunitária. A capacitação ocorreu na quinta-feira (19.08), na Associação Comercial e Empresarial do município. A iniciativa foi da Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT).

A abertura do evento contou com a presença dos representantes das instituições de segurança da região, entre elas a Polícia Militar (PM-MT), Polícia Judiciária Civil (PJC-MT), Corpo de Bombeiros Militar (CBM-MT) e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec). Aproximadamente 80 pessoas participaram do evento, entre elas o comandante do Núcleo da Polícia Militar de Gaúcha do Norte, o 3º SGT PM Matheus Ruggeri.

Para o comandante de Gaúcha do Norte, o curso vai trazer melhorias para o policiamento comunitário da cidade. “A capacitação foi muito proveitosa onde participamos vários integrantes da segurança pública e nos reunimos para melhorar a nossa visão de policiamento próximo a comunidade, com integração e participação efetiva da nossa comunidade nas ações de segurança pública”, disse.

“A partir dessa reunião vamos auxiliar a sociedade na reativação do Conselho Comunitário de Segurança Pública, o CONSEG. Uma vez que o conselho dá voz a participação ativa da comunidade nas matérias de segurança pública, podendo a partir de TACs angariar recursos financeiros para o fortalecimento da segurança no município como por exemplo na compra de veículos, melhoria de estruturas físicas equipamentos e outros”, finalizou Ruggeri.

SOBRE O EVENTO

Idealizador e palestrante, o coordenador estadual de Polícia Comunitária da Sesp-MT, tenente-coronel PM Sebastião Carlos, explicou que o objetivo da capacitação foi sensibilizar as instituições de segurança e seus servidores de que é necessária a aproximação entre Estado e sociedade.

“Diferente das instituições de segurança pública que prestam um serviço à sociedade, a Polícia Comunitária tem um conceito de parceria e ação conjunta com a comunidade. Estado e sociedade estão juntos para discutir políticas públicas de segurança e resolver problemas relacionados a essa área”, disse.

O próprio exemplo de parceria entre o Conseg e a PJC foi lembrado pelo delegado regional, Carlos Roberto Moreira de Oliveira. A delegacia do município foi reformada e celas foram construídas com recursos captados pelo Conseg de Primavera do Leste.

“Aqui em Primavera do Leste temos um Conseg extremamente organizado. Nós percebemos o engajamento do conselho com os órgãos de segurança pública, não só na questão da captação de recursos, mas também de iniciativas de aproximação destes órgãos com a sociedade. E vale ressaltar que o profissional de segurança não dissocia da comunidade, ele é parte dessa comunidade”, pontuou o delegado.

O comandante do 11º Comando Regional da Polícia Militar, coronel PM Fabio Luiz Bastos, confirmou este engajamento dos Consegs não só com relação ao município que recebeu o curso, mas das seis cidades que compõem a Região Integrada de Segurança Pública (Risp) 11.

“A Polícia Militar tem se empenhado muito para desenvolver esse modelo de Polícia Comunitária, que está presente tanto no Plano Nacional, quanto no Plano Estadual de Segurança Pública. E a gente percebe este retorno da sociedade por meio dos Consegs, já que todos os municípios de nossa Risp possuem este importante ente que é o conselho”, destacou o coronel.

Conceitos da filosofia de Polícia Comunitária e as diferenças das polícias tradicionais e este modelo; a mobilização social e técnicas que facilitam a interação entre profissionais de segurança e a comunidade; as normas e funcionamento dos Consegs; gestão integrada e comunitária do sistema de segurança; projetos, programas e gerências de projetos foram alguns dos assuntos abordados no curso.


Fonte: Sesp-MT - Edição: Gaúcha News


Cidade - 17/04/2024

Família de Gaúcha do Norte pede ajuda para custear exame de R$ 14 mil da filha de 1 ano e 11 meses

Merielly Victória da Silva Nilo foi diagnosticada com alta miopia com grau 23,5

SINDICATO RURAL - 16/04/2024

Núcleo da Aprosoja convida produtores rurais de Gaúcha do Norte para Ctecno Araguaia

Evento do agro acontece dia 25 de abril na MT-326 sentido Nova Nazaré

ELEIÇÕES 2024 - 16/04/2024

Coleta de biometria e transferência de título de eleitor vão até dia 08 de maio

Em Gaúcha do Norte atendimentos vão das 7h30 às 17 horas sem intervalo para almoço

Cidade - 15/04/2024

Atletas de Karatê de Gaúcha do Norte conquistam 17 medalhas durante II Campeonato em Santa Cruz do Xingu

Competição aconteceu no último sábado, dia 13

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-04-19 23:11:05' and cat='30' and cod_mega!='5822' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!