Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Com preço da borracha em queda, mão de obra familiar é o que mantém a atividade em Gaúcha do Norte-MT

No mercado do látex, os preços não têm reagido a cerca de seis anos

GAÚCHA DO NORTE | 20/04/2020 - 06:16:13

Comercializada na casa dos R$ 2,60 o quilo e com safra de setembro a junho, a borracha seca enfrenta cenário de queda no preço pago pelo mercado. Em Gaúcha do Norte – MT, o diferencial encontrado em boa parte das propriedades destinadas a cultura é a presença da mão de obra familiar, o que acaba mantendo a atividade mesmo com preços nada atrativos.

Para o extensionista rural da EMPAER de Gaúcha do Norte, produtor de seringueira e presidente da AHEVEA-MT (Associação dos Heveicultores do Estado de Mato Grosso), Clodoaldo Maccari, nas propriedades que possuem mão de obra familiar e diversificação de renda, a extração da borracha ainda é um bom negócio. “Poucos seringais que tem mão de obra terceirizada estão produzindo no município de Gaúcha do Norte. Onde está dependendo de terceiros, ou o seringal já foi erradicado ou abandonado. Na terceirização é preciso sangrar muita área para se ter um retorno razoável”, pontuou Maccari.

No mercado do látex, os preços não têm reagido a cerca de seis anos, decorrente de falta de políticas públicas para o setor; O cenário permanece ruim e a cultura não tem se viabilizado. “Com renda menor comparada à época de auge da borracha, o produtor tem dificuldade para investir, a produtividade diminui, os problemas vão aumentando, o “secamento de painéis” começa a ser frequente, o que vai desanimando o produtor”, comentou Maccari.

Produção no município

Segundo dados da EMPAER, a produção mensal de borracha no município varia conforme o preço do produto. Em épocas de preços baixos pode estar entre 120 e 150 toneladas/mês, podendo chegar a 200 toneladas/mês em períodos com melhores preços. Já nos seringais, a produção varia muito de acordo com a tecnologia e tratamento utilizados. 

Competitividade

A principal dificuldade do setor produtivo brasileiro é competir com a exportação dos países asiáticos, que abastecem cerca de 80% do comércio mundial. Os três grandes exportadores também são os principais fornecedores do Brasil: Tailândia, Malásia e Indonésia, exportadores de 85% do produto no continente asiático. 


Fonte: AGR Notícias


Cidade - 17/04/2024

Família de Gaúcha do Norte pede ajuda para custear exame de R$ 14 mil da filha de 1 ano e 11 meses

Merielly Victória da Silva Nilo foi diagnosticada com alta miopia com grau 23,5

SINDICATO RURAL - 16/04/2024

Núcleo da Aprosoja convida produtores rurais de Gaúcha do Norte para Ctecno Araguaia

Evento do agro acontece dia 25 de abril na MT-326 sentido Nova Nazaré

ELEIÇÕES 2024 - 16/04/2024

Coleta de biometria e transferência de título de eleitor vão até dia 08 de maio

Em Gaúcha do Norte atendimentos vão das 7h30 às 17 horas sem intervalo para almoço

Cidade - 15/04/2024

Atletas de Karatê de Gaúcha do Norte conquistam 17 medalhas durante II Campeonato em Santa Cruz do Xingu

Competição aconteceu no último sábado, dia 13

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-04-19 05:21:40' and cat='30' and cod_mega!='5130' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!