Gaúcha do Norte,20 de Outubro de 2018 - Sábado

Campanha de vacinação antirrábica é encerrada em Gaúcha do Norte

Mais de dois mil cães e gatos foram imunizados contra a raiva

05/10/2018 - 12:08:53


A secretaria municipal de Saúde, através das vigilâncias Sanitária e Ambiental e em parceria com outros profissionais da saúde, encerrou na última quarta-feira (03.10), a vacinação antirrábica para cães e gatos, no município de Gaúcha do Norte.

A campanha teve início em agosto e até o dia 03 de outubro foram imunizados 2.170 (dois mil cento e setenta) cães e gatos. No período, foram realizados três Dia D de vacinação, sendo na cidade e nas comunidades Nova Aliança e Botuverá e cerca de 1.450 (mil quatrocentos e cinquenta) km foram percorridos nas linhas rurais, abrangendo sítios, chácaras e fazendas.

O encerramento da campanha se deve ao esgotamento das doses da vacina. As linhas que não receberam os profissionais da saúde é devido a falta de vacina. Para 2019, uma quantidade maior de doses deve ser destinada ao município.

O sucesso na campanha de vacinação contra a raiva animal se deve ao bom trabalho em equipe e ao suporte necessário para a realização das ações.

Antes do início da campanha, a secretária Mariluci Gonçalves Constante equipou a vigilância com todos os itens necessários. Foram adquiridos caixas térmicas para o devido armazenamento das vacinas, focinheiras e luvas para a vacinação de felinos, e outros itens necessários. Assim como todo suporte para o deslocamento e alimentação dos profissionais envolvidos.

SOBRE A DOENÇA

A raiva é uma doença fatal, incurável e o vírus pode ser transmitido ao homem através de arranhaduras, mordida e saliva de animais contaminados. Alguns sinais clínicos devem ser investigados como mudança de comportamento, agresssividade, paralisia e salivação excessiva. A única maneira de prevenir a raiva é a vacinação.


Fonte: Redação


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!