Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Campanha contra abuso e exploração sexual é realizada em Gaúcha do Norte/MT

Mais de 450 crianças e adolescentes participaram de palestras promovidas no município

CIDADE | 29/05/2015 - 13:27:53

Todos os anos, durante o mês de maio, são promovidas ações dentro da Campanha Nacional contra o Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes com Dia Nacional em 18 de maio. Em Gaúcha do Norte, remetendo a data e vivenciando a campanha de enfrentamento, crianças e adolescentes da escola estadual Gervásio dos Santos Costa assistiram a palestra promovida na quinta-feira, dia 28 de maio.

 

Durante o momento, um vídeo com depoimentos de mulheres vítimas de abuso sexual sofridos durante a infância e adolescência, foi repassado à 453 estudantes . Ação foi promovida no município, através do CRAS – Casa das Famílias em parceria com o Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente e Conselho Tutelar. Mesmo o município ainda sendo pequeno, casos de abuso e exploração sexual estão sendo acompanhados pelos órgãos.

 

 

 

Para a assistente social e representante do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente em Gaúcha do Norte, Joceli Friedrich, a campanha no município visa sensibilizar, trabalhar a parte da prevenção, sensibilizando, estimulando e encorajando as pessoas a denunciar, assim como trazendo orientações sobre o abuso e da exploração sexual junto às crianças e adolescentes. “Na campanha, procuramos informar esse público sobre o abuso e a exploração sexual, como que eles começam, onde isso acontece, o que fazer se isso está acontecendo e pra quem denunciar”, disse.

 

A importância da realização da denúncia foi bastante frisada durante o encontro, e a maneira de realizá-las através do disque 100. “A denúncia é de fundamental importância, pois quem a realiza está garantindo um direito de dignidade e de vida daquela criança e daquele adolescente”, apontou.

 

O medo e a vergonha são as principais causas da omissão das crianças sexualmente abusadas. Por isso é necessário que os pais, familiares e professores estejam sempre atentos quanto ao comportamento dessas crianças e adolescentes em todos os meios que eles convivem.

 

“As crianças que sofrem isso no seu dia-a-dia vão se sentir acuadas, muitas vezes acabam sendo chantageadas e não falam. É necessário que a situação seja descoberta, seja relatada e que sejam buscadas medidas onde essa criança possa ser auxiliada”, afirmou a conselheira.

 

“As denúncias realizadas anonimamente através do disque 100 vão chegar ao Ministério Público que vai entrar em contato com os órgãos no município e que, juntos, estarão auxiliando e tirando os abusados daquela situação de vulnerabilidade, proporcionando uma  vida melhor para eles”, finalizou Joceli.

 

Integrantes do CRAS, Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente e Conselho Tutelar. Equipe responsável pelas ações no município. 

 

Porque dia 18 de maio?

No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espirito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. O  “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há quase 40 anos, mas, infelizmente, situações absurdas como essa ainda se repetem.

 

Denúncias

No Brasil  o “Disque 100”, criado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, é um serviço de recebimento, encaminhamento e monitoramento de denúncias de violência contra crianças e adolescentes. Os dados mostram que, de março de 2003 a março de 2011, o Disque recebeu 52 mil denúncias de violência sexual contra este público, sendo que 80% das vítimas são do sexo feminino.

O Disque 100 funciona diariamente de 8h às 22h, inclusive aos finais de semana e feriados. As denúncias são anônimas e podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita para o número 100; e do exterior pelo número telefônico pago 55 61 3212-8400 ou pelo endereço eletrônico: disquedenuncia@sedh.gov.br.

 A intenção do 18 de maio é destacar a data para mobilizar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta e proteger nossas crianças e adolescentes. A data reafirma a importância de se denunciar e responsabilizar os autores de violência sexual contra a população infanto-juvenil.


Fonte: Redação: Cely Trevisan


Cidade - 17/04/2024

Família de Gaúcha do Norte pede ajuda para custear exame de R$ 14 mil da filha de 1 ano e 11 meses

Merielly Victória da Silva Nilo foi diagnosticada com alta miopia com grau 23,5

SINDICATO RURAL - 16/04/2024

Núcleo da Aprosoja convida produtores rurais de Gaúcha do Norte para Ctecno Araguaia

Evento do agro acontece dia 25 de abril na MT-326 sentido Nova Nazaré

ELEIÇÕES 2024 - 16/04/2024

Coleta de biometria e transferência de título de eleitor vão até dia 08 de maio

Em Gaúcha do Norte atendimentos vão das 7h30 às 17 horas sem intervalo para almoço

Cidade - 15/04/2024

Atletas de Karatê de Gaúcha do Norte conquistam 17 medalhas durante II Campeonato em Santa Cruz do Xingu

Competição aconteceu no último sábado, dia 13

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-04-20 06:31:03' and cat='30' and cod_mega!='1325' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!