Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bombeiros atuam no combate e prevenção a incêndios em Gaúcha do Norte

Em MT segue proibido o uso de fogo para limpeza e manejo de áreas até dia 30 de outubro. Em situação de flagrante os responsáveis serão atuados e encaminhados à delegacia

MEIO AMBIENTE | 17/08/2021 - 14:32:32

Fogo queimou área de palhada deixada recentemente pelo milho.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros do Estado de Mato Grosso está em Gaúcha do Norte promovendo o combate a incêndios e levando orientações a população e proprietários rurais. Diversas queimadas vêm sendo registradas nos últimos dias e tem causado prejuízos ao meio ambiente, a saúde da população com a poluição do ar e a proprietários rurais que tem presenciado fogo pulando para suas propriedades.

No início desta semana, a equipe percorreu diversas áreas na região da BR-242, no sentido a Sorriso. Os focos são registrados em tempo real pelo satélite em Cuiabá, sendo possível detectar onde surgiu o incêndio. A equipe de monitoramento faz a triagem e repassa as informações às equipes que estão a campo fazendo o combate.

Em Gaúcha do Norte, áreas de mata e lavouras ocupadas recentemente pelo milho foram queimadas nos últimos dias e receberam atuações da equipe dos Bombeiros ao lado de produtores e funcionários fazendo o combate ao fogo, com ações de uso de contra fogo, abertura de aceiros e outras ações necessárias no controle de incêndios.

Pelos próximos dias estão em campo o Capitão Vinícius, os Sargentos Valdecy e Adriangelo e o Soldado Raian realizando rondas para inibir o uso do fogo durante este período considerado crítico, em que predomina a baixa humidade do ar e aliada a pandemia e a fumaça de queimadas prejudicam ainda mais a saúde da população. Fazendas como Sonho Dourado, Bonanza, Barraca, Entre Rios e outras receberam a equipe dos Bombeiros.

O uso do fogo é proibido durante o ano todo, podendo ser utilizado apenas com autorização dos órgãos ambientais, a famosa queima controlada. Em Mato Grosso, está vigente o Decreto Nº 938/2021 que proíbe o uso de fogo para limpeza e manejo de áreas, no período compreendido entre 01 de julho a 30 de outubro de 2021.

Segundo o capitão Vinícius, todos os incêndios tem sido monitorados e em situação de flagrante os responsáveis serão atuados e encaminhados à delegacia para aplicação da Lei de crimes ambientais N° 9.605.

 

Leia também
Incêndio de grandes proporções é registrado em Gaúcha do Norte - o incêndio foi controlado graças a um trabalho em conjunto.


Fonte: Redação


PRIMACREDI - 28/03/2024

Primacredi promove ação de Páscoa para crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

O período da Páscoa é momento de reflexão e até mesmo a criança tem que começar a ter esse entendimento que tudo parte de um sacrifício

COOPERATIVISMO - 28/03/2024

Sicoob promove ação de Páscoa para crianças de projeto social

Ação contou com a presença do Coelhinho da Páscoa e distribuição de caixa de chocolate a cada criança

PECUÁRIA - 28/03/2024

Sindicato Rural convida pecuaristas de Gaúcha do Norte para reunião da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG)

Programa vai oferecer assistência técnica em bovinocultura de corte para propriedades de Gaúcha do Norte

CIDADE - 27/03/2024

APAE de Gaúcha do Norte recebe ação de Páscoa do Sicoob

Tenho certeza de que cada um deles vai chegar em casa contando que o coelhinho estava aqui...

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-03-29 01:03:51' and cat='30' and cod_mega!='5818' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!