Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Assentados recebem curso de Viveirista em Fruticultura em Gaúcha do Norte

Treinamento do SENAR foi realizado no Assentamento Nova Aliança

OPORTUNIDADE | 23/03/2018 - 12:05:44

Catorze assentados finalizaram nesta sexta-feira (23), o curso de Viveirista em Fruticultura do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). O treinamento iniciou na segunda-feira (19), foi realizado no Assentamento Nova Aliança e promovido pelo Sindicato Rural em parceria com a prefeitura de Gaúcha do Norte, através da secretaria de Assistência Social e CRAS.

O objetivo geral do treinamento foi ensinar os participantes a produzir mudas frutíferas oportunizando o incremento da renda familiar. Durante os cincos dias de curso, os alunos trabalharam com culturas como abacaxi, manga, mamão, banana, entre outros.

No dia do encerramento, a primeira dama e secretária da pasta, Neusa Petrekic, e a assistente social Joceli Friedrich estiveram com o grupo. Em um breve diálogo, os alunos expuseram alguns pontos adquiridos durante o curso e ressaltaram a importância do trabalho em conjunto. “Entendemos que o trabalho coletivo da mais resultado quando o objetivo é produzir para a comercialização e não apenas para o consumo próprio”, disse Selma F. de Paula.

A correção do solo foi um dos assuntos apresentados pelos alunos às representantes da secretaria. “O professor nos ensinou a fazer o substrato que é utilizar a matéria orgânica que nós temos para tratar o solo, mas trazendo isso para a nossa realidade, precisamos investir em adubo e calcário”, disse Selma.

A aluna Rutimara F. de Oliveira gostou do treinamento e pretende aplicar o conhecimento no seu dia-a-dia.

A secretaria parabenizou todos pela dedicação no curso e aproveitou para falar sobre o Selo UNICEF e a importância de ter um representante do Assentamento na reunião que acontece na terça-feira (27), a partir das 19 horas no Centro de Convivência dos Idosos, onde será formada a comissão Intersetorial pelos Direitos da Infância e Adolescência do Município de Gaúcha do Norte. “A ideia da secretaria é estar mais perto de vocês, fortalecendo o vínculo, a união e buscando alternativas para ajudar vocês a produzir e começar a andar com as próprias pernas. É um espaço bom, mas que precisa ser trabalhado para vocês viverem e sustentarem suas famílias com produções que podem vir dessas terras”, apontaram as representantes.

O curso foi ministrado pelo instrutor Hilton Ney Gaiva que avaliou positiva a participação dos alunos e de grande importância para a localidade.

 


Fonte: Redação


COOPERATIVISMO - 28/03/2024

Sicoob promove ação de Páscoa para crianças de projeto social

Ação contou com a presença do Coelhinho da Páscoa e distribuição de caixa de chocolate a cada criança

PECUÁRIA - 28/03/2024

Sindicato Rural convida pecuaristas de Gaúcha do Norte para reunião da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG)

Programa vai oferecer assistência técnica em bovinocultura de corte para propriedades de Gaúcha do Norte

CIDADE - 27/03/2024

APAE de Gaúcha do Norte recebe ação de Páscoa do Sicoob

Tenho certeza de que cada um deles vai chegar em casa contando que o coelhinho estava aqui...

CIDADE - 27/03/2024

Correios poderá implantar serviço de distribuição de correspondência em Gaúcha do Norte

Serviço deve funcionar apenas após a devida identificação das ruas e numeração das residências

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-03-28 15:40:30' and cat='30' and cod_mega!='4081' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!