Gaúcha do Norte,08 de Julho de 2020 - Quarta Feira

Arquiteta e urbanista elabora projeto de ampliação da Apae de Gaúcha do Norte

Festa em comemoração ao Dia das Mães visa arrecadar fundos para a devida obra

10/05/2017 - 11:14:03


O projeto de ampliação da Apae de Gaúcha do Norte tem como sua principal característica a acessibilidade e foi elaborado pela arquiteta e urbanista Aline Magalhães.

A ampliação visa criar os espaços necessários para novas atividades que precisam ser desenvolvidas na APAE como a fisioterapia e estruturar salas de aulas que comportem melhor os alunos. Uma vez que as salas atuais encontram-se lotadas.

Segundo a profissional, todos os ambientes foram criados pensando em proporcionar  liberdade aos alunos e auxiliar no trabalho dos professores da APAE.  Como por exemplo, o banheiro adaptado com barras e em alturas apropriadas para cadeirantes, portas que abrem para fora com puxadores adaptados, corredores largos que permitem tráfego e manobras confortáveis das cadeiras de rodas.

Outro fator de relevância é a posição dos ambientes de forma interligada, através de corredores em um só campo visual, com a área de lazer no centro, o que facilitará o acesso e a supervisão de todos os alunos.

A área total da obra é de 441,00m² onde estão inclusos espaços como:

  • 3 salas de aulas com bancadas e pias de auxilio;
  • Sala de fisioterapia;
  • Sala de música com proposta de tratamento acústico;
  • Sala de múltiplo uso para vídeo e berçário;
  • 2 banheiros adaptados.

A partir da ampliação, serão oportunizados benefícios como a liberdade que o espaço proporcionará aos usuários. Além da sala de fisioterapia, que visa  dar auxilio nos tratamentos e a sala de música e vídeo que facilitará o desenvolvimento de atividades importantes para o progresso dos alunos.

Para a devida construção, o custo apenas da estrutura básica, sem o mobiliário necessário, está estimado entorno de R$ 450.000 (quatrocentos e cinquenta mil reais), entre material e mão de obra. Porém, até o momento a Apae está recebendo a doação de mão de obra do município, o que auxiliou no início da obra.

A Apae também realiza a tradicional festa em comemoração ao Dia das Mães para a arrecadação de recursos para seguir com a obra. A festa acontece no domingo dia 14 de maio no Salão Paroquial da Igreja Católica. A comemoração inicia as 10 horas com apresentação dos alunos especiais, em seguida será servido almoço com espeto corrido (R$ 25,00). Também haverá bingo, sorteio de brindes e matinê. Pontos de venda: Panificadora Arte Pães; Papelaria MB; Mundo dos Presentes; Metalúrgica Celeiro; Gaumat e HZ Informática.


Fonte: Redação


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!