Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Alunos da escola Bem-Me-Quer de Gaúcha do Norte participam de projeto de coleta de lixo

Cerca de 350 alunos participaram do projeto que objetivou os cuidados de combate a dengue

CIDADE | 14/03/2016 - 13:57:38

Durante uma semana, os alunos de 1° a 6° ano da Escola Municipal de Educação Básica Bem-Me-Quer saíram as ruas, reviraram seus quintais, os quintais dos vizinhos e todos os meios de convivência juntando o maior número de lixo descartável possível para o projeto realizado pela unidade de ensino.

A coleta foi realizada de 07 a 11 de março, contou com a participação dos cerca de 350 alunos, além de professores, pais e familiares e objetivou a conscientização dos pequeninos perante a proliferação do mosquito Aedes aegypti, causador de doenças como dengue, zika vírus e chikungunya.

Antes mesmo da coleta, o tema foi trabalhado em sala de aula, os educadores frisaram a importância da colaboração da sociedade contra a dengue com explanação sobre o mosquito, tempo de decomposição de materiais e realização de apresentações. “Nosso objetivo é conscientizar esses alunos quanto aos objetos que acumulam água, incentivando-os o máximo possível para que participem e envolvam seus familiares quanto ao combate a dengue”, disse o diretor da unidade, Rodrigo Bozoki.

Foram alvos de coleta, objetos que acumulam água e que são encontrados frequentemente nas ruas e quintais como garrafas peti, copos descartáveis, potes entre outros. O lixo foi recolhido pelos alunos e levado para a escola e posteriormente recolhido pela prefeitura para sua destinação adequada.

A educadora Carla Bueno Witt do 3° ano B turno vespertino falou sobre o projeto, “o trabalho em si é muito importante, as crianças tem o hábito de tudo o que consomem jogar na rua sem a consciência de que depois isso pode causar um problema como o acumulo de água, sendo que o mosquito da dengue se reproduz rapidamente e em lugares com pouca água, sobrevoam longas distâncias o que facilita a transmissão do vírus”.

Sobre o envolvimento dos alunos nas ações, a professora relatou, “as crianças gostaram do projeto, estiveram bastante envolvidos, toda notícia que passava na TV era alvo de comentários e tinham as informações compartilhadas, fizemos cartazes em sala e os alunos expuseram a opinião sobre os cuidados com o lixo. Tudo isso teve um efeito muito grande e acredito que estão mais conscientes da maneira como descartar esse lixo. É aos poucos que vamos fazer com que essas crianças se tornem pessoas melhores e cidadãos conscientes da sua importância na sociedade”, finalizou a educadora.

Para o aluno do 6° ano Felipe Wegner, o projeto do lixo foi legal, pois aprenderam a tirar o mosquito da rua e estão mais cientes sobre o lixo e sobre o mosquito que transmite a dengue.

O projeto foi desenvolvido como competição, as turmas que juntaram o maior número de lixo serão as vencedoras. Separadas em dois grupos devido a faixa etária, as quatro turmas vencedoras, sendo duas de 1° a 3° ano e outras duas de 4° a 6° ano contando períodos matutino e vespertino, ganharão um momento diferente no clube da cidade. A revelação dos vencedores acontece no dia 30 de março.

 

 


Fonte: Redação: Cely Trevisan


Cidade - 17/04/2024

Família de Gaúcha do Norte pede ajuda para custear exame de R$ 14 mil da filha de 1 ano e 11 meses

Merielly Victória da Silva Nilo foi diagnosticada com alta miopia com grau 23,5

SINDICATO RURAL - 16/04/2024

Núcleo da Aprosoja convida produtores rurais de Gaúcha do Norte para Ctecno Araguaia

Evento do agro acontece dia 25 de abril na MT-326 sentido Nova Nazaré

ELEIÇÕES 2024 - 16/04/2024

Coleta de biometria e transferência de título de eleitor vão até dia 08 de maio

Em Gaúcha do Norte atendimentos vão das 7h30 às 17 horas sem intervalo para almoço

Cidade - 15/04/2024

Atletas de Karatê de Gaúcha do Norte conquistam 17 medalhas durante II Campeonato em Santa Cruz do Xingu

Competição aconteceu no último sábado, dia 13

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-04-20 05:10:05' and cat='30' and cod_mega!='2313' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!