Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Abandono e maus tratos de animais é crime; Denuncie

Cenário de abandono de animais de estimação é muito frequente em Gaúcha do Norte

CIDADE | 04/12/2017 - 11:08:51

Filhotes de cachorro foram encontrados em caixa de papelão

Cachorros e gatos transitando pelas ruas, nos arredores da cidade e nas proximidades do ‘Lixão’ é uma realidade presenciada diariamente pela população de Gaúcha do Norte. Problema social proveniente do crime de abandono de animais e casos em que o dono deixa o seu 'bixinho' de estimação solto pelas ruas.

O abandono de animais filhotes, doentes e em idade adulta tem sido cada vez mais frequente e novos casos surgem com regularidade no município. O número de abandonos cresce ao mesmo tempo em que a consciência do ser humano diminui e os problemas sociais aumentam.

Esta prática que vem sendo adotada por muitas pessoas, é crime e deve ser denunciada. Assim como o atropelamento de um animal sem que haja a prestação de assistência por parte do condutor do veículo; ameaça de envenenamento; bater e espancar também são práticas proibidas previstas na Lei Federal 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais). Segunda a orientação, recomenda-se que as pessoas que presenciarem e comprovarem atos de abandono e maus tratos a animais, procurem a Polícia Militar ou a Polícia Civil e realizem um boletim de ocorrência. Será instaurado inquérito policial e depois se for constatado o crime, a pessoa será punida. A punição varia de 3 meses a 1 ano de reclusão e multa.

O cenário de abandono de animais aparece cercado de problemas sociais, como é o caso do controle de zoonoses, doenças infecciosas que podem ser transmitidas para o ser humano, dentre elas a raiva, a dermatite (sarna), a leishmaniose, entre outras. Animais nas ruas também podem revirar lixeiras, entrar no quintal e trazer perigos para o trânsito.

Com esse número de animais nas ruas que não para de crescer, a secretaria de Saúde, através das vigilâncias Sanitária e Ambiental, alerta que o problema será amenizado apenas quando os donos cuidarem adequadamente do seu animal de estimação e tomar consciência de que esses atos são crime, não podendo esquecer de que se trata de seres vivos.

Muitos casos de abandono são acompanhados pela médica veterinária, Kássia Renostro Ducatti, "muitos casos de animais filhotes chegam até a secretaria, então recolhemos, tratamos e em grupo fazemos mutirão para conseguir com que sejam adotados. Temos alguns parceiros que fazem a diferença nesse trabalho tão importante", disse. 

Sejamos conscientes e responsáveis com os animais de estimação.


Fonte: Redação


Cidade - 17/04/2024

Família de Gaúcha do Norte pede ajuda para custear exame de R$ 14 mil da filha de 1 ano e 11 meses

Merielly Victória da Silva Nilo foi diagnosticada com alta miopia com grau 23,5

SINDICATO RURAL - 16/04/2024

Núcleo da Aprosoja convida produtores rurais de Gaúcha do Norte para Ctecno Araguaia

Evento do agro acontece dia 25 de abril na MT-326 sentido Nova Nazaré

ELEIÇÕES 2024 - 16/04/2024

Coleta de biometria e transferência de título de eleitor vão até dia 08 de maio

Em Gaúcha do Norte atendimentos vão das 7h30 às 17 horas sem intervalo para almoço

Cidade - 15/04/2024

Atletas de Karatê de Gaúcha do Norte conquistam 17 medalhas durante II Campeonato em Santa Cruz do Xingu

Competição aconteceu no último sábado, dia 13

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-04-20 01:03:26' and cat='30' and cod_mega!='3861' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!