Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Olimpíadas 2016: Brasil perde para Suécia e disputa bronze com Canadá no futebol feminino

ESPORTE | 17/08/2016 - 06:00:12

Marta ficou desolada no gramado do Maracanã com eliminação na semifinal. Elas vão, agora, lutar pelo bronze

A Suécia protagonizou uma espécie de Maracanazo em menores proporções nesta terça-feira, pelas semifinais do torneio de futebol feminino dos Jogos do Rio. A equipe europeia se defendeu durante o tempo normal e mais a prorrogação para não levar gols, empatar por 0 a 0 e derrubar o Brasil nos pênaltis por 4 a 3. A eliminação das donas da casa, as favoritas, frustrou mais uma vez o projeto do inédito ouro olímpico.

Agora a seleção encara o Canadá na disputa pela medalha de bronze no torneio de futebol feminino, time que perdeu para a Alemanha por 2 a 0, nesta terça-feira, na outra semifinal, no Mineirão, em Belo Horizonte.

Assim como naquele Brasil x Uruguai em 1950, o estádio do Maracanã estava lotado. De um lado a imensa torcida de verde e amarelo confiava no talento de Marta e no retrospecto recente contra a Suécia. Afinal, há dez dias a vitória havia sido por 5 a 1. Porém, dessa vez a defesa sueca trabalhou muito bem, principalmente a goleira Lindhal, que nos pênaltis defendeu as cobranças de Cristiane e Andressinha.

Marta acertou o seu chute nas cobranças decisivas, assim como a goleira Bárbara novamente fez ótima defesa no chute de Asllani. Mas foi pouco diante da determinação e paciência de adversárias que durante 120 minutos se seguraram atrás para esperar a chance de cobrar pênaltis. Restará ao Brasil disputar o bronze, na sexta-feira, em São Paulo, e se contentar em ficar longe da oportunidade de disputar a terceira final olímpica.

Da fria Suécia veio a típica catimba sul-americana. Demora para bater tiro de metas, atrasos para cobranças de laterais e uma postura defensiva sem vergonha alguma de demonstrar medo fez o time europeu conseguir segurar mais de 120 minutos de pressão, ajudado pelos erros e nervosismo do Brasil.

Dez dias após o Brasil golear a Suécia por 5 a 1 no Engenhão, pela fase de grupos, as equipes se encontraram sob condições bem diferentes. A seleção da casa não fez mais gols no torneio desde então, enquanto as adversárias chegaram à semifinal como zebra. A receita delas para buscar a decisão foi a mesma da usada contra as americanas, atuais campeãs mundiais: jogar na defesa com a esperança de levar aos pênaltis.

O futebol olímpico estreou no Maracanã em tarde de sol, calor e ótima presença da torcida. As imensas filas do lado de fora adiaram a entrada do público. Muitos chegaram ao estádio quando o Brasil já iniciava a longa batalha contra a retranca sueca, posicionada em um 4-5-1 obediente ao extremo. Nem mesmo quando tinha chance de atacar a equipe abria mão do esquema.

Ao Brasil restava a paciência de explorar uma brecha. Marta, com o nome gritado pelo estádio, era a mais acionada pela direita. Quando a opção ficou óbvia e marcada demais, era a vez de explorar a esquerda. A alternância de lados seria uma opção produtiva se tivesse uma atacante centralizada capaz de finalizar ao gol. Sem Cristiane, ficou difícil. Ainda assim a equipe da casa chegou com perigo duas vezes com Debinha e quase marcou graças a um gol contra.

Os sustos vinham no ataque, mas também na defesa. O time avançava demais e deu à Suécia espaços para dar trabalho. A goleira Bárbara deu a bola de presente para o ataque sueco e quase complicou a situação. O passar do tempo era prejudicial somente para o Brasil, pela expectativa e ansiedade de um estádio lotado, mas que não exercia tamanha pressão. A torcida no Maracanã foi mais uma apreciadora silenciosa do jogo do que atuante na briga por vaga na final.

No segundo tempo o calor e o cansaço a partida cair. Marta pouco apareceu e, sem ela, o time dominou sem ameaçar. O jogo ficou monótono e parte da torcida até se desligou do gramado para protestar contra o presidente em exercício, Michel Temer, e para pedir a entrada de Cristiane, em recuperação de lesão.

O apelo só foi atendido para o começo da prorrogação. A forma abaixo do ideal dela, somada ao cansaço do Brasil pelo segundo jogo seguido no tempo extra não alteraram o panorama do jogo. Foi a Suécia quem criou mais lances de perigo, antes de Marta perder uma chance nos acréscimos e do apito decretar a ida aos pênaltis.

A torcida já tinha começado a gritar o tradicional "eu acredito" quando as cobranças começaram. As suecas demonstraram mais tranquilidade, ao deslocar a goleira Bárbara na maioria dos chutes. O desfecho ficou para Dahlkvist, que converteu e silenciou de vez o Maracanã.

Além de Dahlkvist, Schelin, Seger e Fischer também converteram suas penalidades, enquanto apenas Marta, Andressa Alves e Rafaelle marcaram pelo Brasil nesta disputa.

Não deu

"A gente devia ter feito o gol durante a partida, porque sabemos que pênaltis é loteria. Assim como ganhamos contra a Austrália, elas poderiam ganhar da gente também. Mas nada vai tirar o brilho do trabalho que a gente fez durante esse período. Temos a briga pelo bronze", disse Marta, na saída de campo, para a TV Globo. Depois de ir ao vestiário e passar pela zona mista, a jogadora só aceitou dar entrevista à imprensa sueca, país onde atua.

Outra remanescente destas duas finais, a atacante Cristiane estava abatida por ter perdido um dos dois pênaltis defendidos pela goleira sueca. "Infelizmente para o brasileiro só vale o ouro. Mas para nós vale o bronze também, porque lutamos para que a modalidade possa ser reconhecida, e tivemos o retorno das pessoas que vieram ao estádio", comentou a jogadora.

Despedida

Aos 38 anos e com seis Olimpíadas no currículo, a jogadora Formiga indicou que vai deixar a seleção brasileira feminina de futebol em dezembro. Abalada com a eliminação para a Suécia, a jogadora cobrou mais "suporte" para o trabalho de renovação nas bases do futebol ao dizer que só a dedicação das atletas não ganha medalha. A baiana afirmou ainda que o bronze vai "coroar" o trabalho da seleção que "caiu nas graças do povo".

"Lutei tanto, trabalhei demais... Todos puderam perceber a entrega não só minha, mas de todas na Olimpíada. Mas para se conquistar é preciso ter trabalho, não só nossos esforços" disse a jogadora, antes de deixar o Maracanã nesta terça-feira. "Comprovamos que, do jeito que a gente vem jogando, caímos na graça do povo. Mas precisamos que as pessoas envolvidas no futebol nos abracem também", completou.

Formiga afirmou que o time deu tudo em campo e que "só faltou o gol". Ela destacou a formação tática das adversárias, que fecharam a defesa na espera de um contra-ataque. "Paciência nos tivemos, trabalhamos bem a bola. Pontaria nos faltou um pouco, mas quando a bola não que entrar, ela não entra."

Com duas pratas olímpicas no currículo (Atenas-2004 e Pequim-2008), a atleta indicou que o bronze terá "o mesmo significado de que se fosse o ouro". "A gente se entregou muito. Muitos não acreditaram, mas a gente acreditou. Vamos brigar da mesma maneira que brigamos agora para coroar o nosso trabalho, a gente merece."

Com planos de deixar a seleção em dezembro, ela indicou que vai continuar jogando futebol e quer contribuir com a formação de base das jogadoras. "Essa Olimpíada deixa a certeza de que, se tem um trabalho sério, vamos conseguir. O que a gente mais quer ainda é o apoio e o suporte para melhorar. A gente evoluiu muito lentamente, precisa acelerar esse processo. Todas as seleções tiveram renovação. É isso que nosso País tem que fazer, fortalecer e dar oportunidade para que o trabalho seja feito", indicou.


Fonte: IG


Esporte - 11/04/2024

Mato Grosso receberá Campeonato Ibero-Americano de Atletismo em maio

O evento esportivo internacional, que acontece de 10 a 12 de maio, em Cuiabá, já tem 23 países e 455 atletas inscritos

ESPORTE - 29/11/2023

Atletas de Karatê de Gaúcha do Norte participam do Brasileirão de Karatê e se classificam para Mundial na Argentina em 2024

3 atletas conquistaram seu lugar no pódio

ESPORTE - 13/11/2023

Equipe de Gaúcha do Norte participa de torneio em Santa Cruz do Xingu

Equipe foi desclasificada nas quartas de finais

CANARANA - 06/09/2023

De Canarana, paratleta indígena representa MT em competição do cenário nacional

Bartolomeu Tsere Ubuni também destacou apoio e suporte do governo estadual

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-04-20 09:44:45' and cat='23' and cod_mega!='2934' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!