Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

“Mato Grosso é um dos estados que mais cresce na Luta Olímpica”, diz coordenador da CBW

De 2013 até 2015 MT já conquistou sete medalhas nacionais na Luta Olímpica

ESPORTE | 28/10/2015 - 06:32:21

Durante o 2º módulo do Treinamento de Capacitação Técnica e Arbitral em Lutas, promovido pela Federação Mato-grossense de Jiu-jitsu e Lutas Associadas (FMTJJLA), que foi realizado no último fim de semana, de 22 a 25 de outubro, no Palácio das Artes Marciais Iusso Sinohara, em Cuiabá, o coordenador de seleções da Confederação Brasileira de Wrestling (CBW), Flávio Cabral Neves, disse que Mato Grosso está entre os estados que mais avançam na modalidade esportiva.

“A Luta Olímpica, chamada de Olympic Wrestling, é disputada desde o ano de 704 a.c. nos Jogos Olímpicos da Antiguidade. Ela e a Maratona juntos possuem o posto de esportes mais antigos da humanidade. Estreou nos Jogos Olímpicos da era moderna em 1894. Atualmente é dividida em 3 estilos: Greco-romano, Livre masculino e Livre feminino. Entrou no Brasil na década de 70, no Rio de Janeiro e Minas Gerais. E na última década cresceu muito. RJ e SP são os mais fortes. Mas Amazonas, Paraíba, Pernambuco e Mato Grosso estão em célere progresso”, diz Flávio.

De acordo com o coordenador da CBW, Flávio Cabral no mundo inteiro a luta é uma modalidade praticada dentro da escola. Disse que nos EUA, Rússia e Cuba, países com sistemas totalmente diferentes, o esporte ocorre no colegial. Que o caminho para o desenvolvimento da luta no Brasil deve ser esse. E que a CBW têm como meta preparar atletas para disputar a 3ª edição dos Jogos Olímpicos da Juventude, em 2018. Competição que o Brasil ainda não conquistou medalha. 

“Não sabia que tanta gente praticava Wrestling em Mato Grosso. E ainda mais sabendo fazer as técnicas e posições de forma correta. MT está no caminho certo. Faz um trabalho com crianças e jovens. E é neles que a modalidade têm alicerce forte para que a luta se torne um esporte grande no Brasil. E acredito no potencial de alguns atletas daqui do estado. Como, por exemplo, o Igor Fernando “Idjão” de Queiroz, que foi prata nos jogos escolares”, comentou Cabral.

Para o presidente da Federação Mato-grossense de Jiu-jitsu e Lutas Associadas (FMTJJLA), que é a instituição responsável por fomentar a Luta Olímpica em MT, Francisco José Fernandes, o “Chicão”, o estado já possui cerca de 300 desportistas na modalidade. E muito por conta da facilidade de se implantar o Wrestling. Segundo ele, dois atletas de short e camiseta podem lutar praticamente em quase qualquer lugar. Só precisam de um piso macio para evitar de machucar.

“A luta está implementada em Mato Grosso há três anos. E já temos seis medalhas nacionais individuais e mais uma por equipe. São dois bronzes em 2013, dois bronzes em 2014 e duas pratas e um bronze em 2015. Nós temos a visão de trabalhar a base, as crianças. E para isso precisamos capacitar professores. Para que eles tenham condições de montar planos de aula e fomentar a luta nas escolas. Nas aulas de educação física. Por isso foi realizado o treinamento com a vinda de um membro da CBW”, avalia Francisco José, o Chicão.

O 3º módulo do Treinamento de Capacitação Técnica e Arbitral em Lutas vai ocorrer no próximo fim de semana, de 30 de outubro até 01 de novembro, em local à definir, em Cuiabá. O evento terá palestras com Leandro Paiva, escritor do livro “Pronto Pra Guerra: Preparação Física Específica Para Luta & Superação”, além de outros palestrantes com os temas “Inovação na Gestão de Eventos Esportivos” e “Alimentação e Suplementação para Lutadores”. A entrada será gratuita.


Fonte: Junior Martins / FMTJJLA


ESPORTE - 29/11/2023

Atletas de Karatê de Gaúcha do Norte participam do Brasileirão de Karatê e se classificam para Mundial na Argentina em 2024

3 atletas conquistaram seu lugar no pódio

ESPORTE - 13/11/2023

Equipe de Gaúcha do Norte participa de torneio em Santa Cruz do Xingu

Equipe foi desclasificada nas quartas de finais

CANARANA - 06/09/2023

De Canarana, paratleta indígena representa MT em competição do cenário nacional

Bartolomeu Tsere Ubuni também destacou apoio e suporte do governo estadual

Copa Araguaia - 01/09/2023

Canarana vence Gaúcha do Norte e se classifica para a próxima fase da Copa Araguaia

Na categoria Aberta, Canarana também fez-se vitoriosa.

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-03-29 09:56:11' and cat='23' and cod_mega!='1849' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!