Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Cuiabá sediará jogos do Circuito Nacional de Flag feminino

Um dos responsáveis pela participação de Cuiabá no Circuito Nacional é a Cooperativa Sicredi

ESPORTE | 03/05/2016 - 12:00:00

Duas equipes do Cuiabá Arsenal vão representar Mato Grosso no Circuito Nacional de Flag Football Feminino, que terá partidas da fase classificatória realizadas nos dias 4 e 5 de junho, em Cuiabá. O campeonato, organizado pela Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA), terá a participação de 24 times de todo país, divididos em cinco grupos e o clube mato-grossense começará com confrontos contra Brasília Alligators e Brasília Pilots.

O flag football é uma versão do futebol americano. Ele foi desenvolvido para minimizar as lesões do futebol americano e baratear a prática do esporte, cujos equipamentos são caros. As regras básicas do flag são similares as do futebol americano, mas sem tackle. O tackle é a pancada dada no adversário para derrubá-lo no chão e impedir que avance com a bola. No flag o tackle é substituído por uma fita no cinto, em que o defensor puxa para sinalizar a marcação.

“O flag football é uma modalidade de iniciação no futebol americano. Além de diminuir o risco de lesões, comuns em qualquer esporte, por haver contato físico, ainda diminui os custos. O flag não usa helmets (capacetes) ou shoulders (ombreiras). E esses dois fatores, menor risco de lesão e custo, permitem a implantação em equipes infanto-juvenis. Ou em adultas por falta de recursos para a aquisição de equipamentos”, conta o gestor do Arsenal, Paulo Cesar Machado.

De acordo com a coordenadora do Cuiabá Arsenal feminino, a ala feminina da Associação Atlética Cuiabá Arsenal (AACA), Jordanna Pires, o grupo foi formado em 2015, quando participou pela primeira vez do nacional e, neste ano, vai para a segunda temporada. Segundo ela, no ano passado eram apenas 11 atletas e, atualmente, são 35 em preparação. Quantia que permitiu a composição de dois times com 15 jogadoras cada, sendo 5 starters e 10 substitutas.

O Circuito Nacional de Flag feminino foi organizado em cinco grupos de times, chamados de Regional do Planalto, Regional do Cerrado, Regional Amazônico, Regional Praiano e Regional Garoa, em sistema classificatório. Das 24 equipes que começam a disputa, apenas 12 avançam para a fase semifinalista e, depois desta, seis para a fase final. A competição ocorre entre junho e novembro e as finais estão marcadas para 12 a 15 de novembro.


Fonte: Junior Martins / Assessoria AACA


ESPORTE - 29/11/2023

Atletas de Karatê de Gaúcha do Norte participam do Brasileirão de Karatê e se classificam para Mundial na Argentina em 2024

3 atletas conquistaram seu lugar no pódio

ESPORTE - 13/11/2023

Equipe de Gaúcha do Norte participa de torneio em Santa Cruz do Xingu

Equipe foi desclasificada nas quartas de finais

CANARANA - 06/09/2023

De Canarana, paratleta indígena representa MT em competição do cenário nacional

Bartolomeu Tsere Ubuni também destacou apoio e suporte do governo estadual

Copa Araguaia - 01/09/2023

Canarana vence Gaúcha do Norte e se classifica para a próxima fase da Copa Araguaia

Na categoria Aberta, Canarana também fez-se vitoriosa.

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-03-29 11:08:38' and cat='23' and cod_mega!='2512' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!